MP denuncia quadrilha que praticou 18 assaltos a agências dos Correios na região

O Ministério Público Federal (MPF) em Campinas denunciou sete pessoas envolvidas em roubos a agências dos Correios em quatro municípios da região. A quadrilha praticou pelo menos 18 assaltos entre maio e setembro deste ano. Vários dos integrantes foram presos após a deflagração da Operação Caixa Alta, da Polícia Federal, em outubro. Três adolescentes também participaram dos crimes.

Os assaltos foram praticados em agências de Campinas, Sumaré, Hortolândia e Elias Fausto. A ação dos criminosos era rápida. Em cerca de dois minutos, dois ou três deles invadiam o local armados e recolhiam o dinheiro do cofre da tesouraria e dos guichês de atendimento, além da arma e do colete do vigilante. Quando possível, pertences de funcionários e clientes também eram levados. Os valores roubados alcançavam R$ 16 mil.

A atuação da quadrilha foi longeva devido à alternância dos integrantes nos roubos. Formavam-se duplas ou trios em cada assalto, o que dificultava a identificação do bando e a cessão dos crimes em caso de prisão em flagrante. Contribuiu também para a permanência dos delitos o apoio logístico e moral mútuo dos bandidos e a relação próxima entre eles. A maioria dos denunciados mora em Hortolândia, alguns na mesma rua. Fotos em redes sociais também atestam os vínculos de amizade. Os registros mostram, inclusive, vários criminosos ostentando armas de fogo e bens subtraídos das vítimas.

O MPF quer que a Justiça Federal condene os denunciados por roubo com uso de arma e formação de quadrilha. A todos também foi atribuído o crime de corrupção de menores. Embora os adolescentes tenham participado de apenas quatro assaltos, nos quais somente três dos criminosos estiveram envolvidos, a dinâmica do bando revela que os sete integrantes os induziram à prática dos delitos.

O chefe da quadrilha atuou em pelo menos 11 assaltos. Se condenado, a pena de prisão pode superar 120 anos, considerada a soma dos crimes. Ele e outros quatro comparsas já estão detidos. (Carta Campinas com informações do MP)

Recent Posts

Reino Unido também estuda proibir rede social para crianças e adolescentes

(imagem kampus - pxl) Assim como aconteceu recentemente na Austrália, o Reino Unido lançou nesta…

6 hours ago

Duo homenageia vozes negras da música brasileira em releituras instrumentais com flauta e sanfona

(foto: reprodução instagram) A flautista Tahyná Oliveira e o sanfoneiro Edu Guimarães apresentam o show…

6 hours ago

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

24 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

1 day ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

2 days ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

3 days ago