Ícone do site CartaCampinas

Manifestantes em São Paulo pedem reforma política com Constituinte

Movimentos sociais promovem hoje (13) um dia nacional de luta pela Constituinte do sistema político. Em São Paulo, entidades como a CUT, Central de Movimentos Populares, Consulta Popular, Fora do Eixo, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, MST, se reúnem na Avenida Paulista, a partir das 17h, no Masp.

Manifestantes se reuniram no MASP

Os movimentos defendem que o Congresso Nacional convoque um plebiscito oficial, em que a população decida se é favorável à convocação de uma Constituinte para a realização de uma reforma política, com a eleição de pessoas exclusivamente com essa finalidade: modificar as regras que regulam os processos eleitorais, o financiamento das eleições e do funcionamento dos partidos. São dez as manifestações programadas pelo país.
Para os movimentos, a reforma política é a mãe de outras reformas necessárias, tal como a agrária, a urbana e a democratização dos meios de comunicação. As entidades entendem que o Congresso é formado por uma maioria desinteressada em mudanças contundentes, como a redução da influência do poder econômico nas eleições, como fim das doações de empresas privadas a campanhas eleitorais. E que qualquer mudança profunda irá requerer uma grande pressão popular Legislativo. (RBA)

Sair da versão mobile