Espaço Casa do Lago realiza uma ‘Semana de Documentários e Comédias’

Em sua programação de cinema semanal, o Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp, realiza uma “Semana de Documentários e Comédias”.

A semana começa com “Nhô Quim, o Caipira Centenário”, um documentário da Filó Comunicação. O documentário conta a história Piracicabana, desde a fundação em 1913, passando pelas glórias em campo com o futebol e a poderosa ligação cultural e de identidade com a cidade, como um todo.

Na terça-feira, 11, o público poderá assistir ao documentário “Estamira”, de Marcos Prado . Trabalhando há cerca de duas décadas em um aterro sanitário, situado em Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, Estamira Gomes de Sousa é uma mulher de 63 anos, que sofre de distúrbios mentais. O local recebe mais de oito mil toneladas de lixo da cidade do Rio de Janeiro, diariamente, e é também sua moradia. Com seu discurso filosófico e poético, em meio a frases, muitas vezes, sem sentido, Estamira analisa questões de interesse global, fala também com uma lucidez impressionante e permite que o espectador possa repensar a loucura de cada um, inclusive a dela, moradora e sobrevivente de um lixão.

“Vivendo e Aprendendo”, de Clara Bellar, será exibido na quarta-feira, 12. E se as crianças não fossem enviadas para as escolas quando pequenas? Pela primeira vez abordando o tema da não-escolarização nas telonas, o filme mostra famílias de quatro países, França, Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha – este último sendo um país onde não ir à escola é ilegal – que optaram pela confiança nos seus filhos, deixando-os livres para fazerem suas próprias escolhas e paixões. Uma busca pelo desejo natural de aprender das crianças.

“Camille Outra Vez”, comédia dramática de Noémie Lvovsky, poderá ser vista na quinta-feira, 13. Uma adolescente de 16 anos chamada Camille conhece um garoto chamado Eric e se apaixona perdidamente. Ela engravida e dá a luz à uma menina, fruto do romance dos dois. 25 anos depois, Eric a troca por uma mulher mais nova e Camille mergulha nas lembranças do passado.

Na sexta-feira, 14,  encerrando as exibições da semana, será exibido “Pequena Miss Sunshine”, de Jonathan Dayton e Valerie Faris. Nenhuma família é verdadeiramente normal, mas a família Hoover extrapola. O pai desenvolveu um método de auto-ajuda que é um fracasso, o filho mais velho fez voto de silêncio, o cunhado é um professor suicida e o avô foi expulso de uma casa de repouso por usar heroína. Nada funciona para o clã, até que a filha caçula, a desajeitada Olive (Abigail Breslin), é convidada para participar de um concurso de beleza para meninas pré-adolescentes. Durante três dias eles deixam todas as suas diferenças de lado e se unem para atravessar o país numa kombi amarela enferrujada.

Todas as exibições são gratuitas e acontecem em dois horários, às 16h e às 19h. Na exibição do documentário “Vivendo e Aprendendo”, na quarta-feira, haverá um debate após a sessão das 16h com a participação de Ana Thomaz, educadora e professora da técnica Alexander. (Carta Campinas com informações de divulgação)

 

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

12 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

19 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago