Vagão será inaugurado durante a programação da Mostra de Teatro de Bonecos

De 11 a 19 de outubro acontece em diversos locais da cidade de Campinas a “Mostra de Teatro de Bonecos de Campinas”. O evento receberá importantes grupos de teatro de bonecos, reconhecidos no Brasil e internacionalmente, entre eles o Mestre Valdeck de Garanhuns, o grupo Anima Sonhos/Porto Alegre/RS e o grupo Inventor de Sonhos/Campinas/SP.  As atividades acontecerão na Lagoa do Taquaral, Praça Rui Barbosa (Rua 13 de Maio), na Casa de Cultura Tainã e na Estação Cultura.

Como parte da programação da Mostra será inaugurado o Vagão de Teatro de Bonecos no próximo dia 12 de outubro, com programação na Estação Cultura das 10h às 18h. O espaço, inaugurado pelo Laboratório de Produção Cultural da Estação Cultura de Campinas, por meio do processo de gestão compartilhada, será destinado à pesquisa da linguagem teatral (teórica e prática), apresentações, formação, difusão e tem como objetivo ser um espaço permanente de diálogos sobre a nobre e tradicional arte do teatro de bonecos, sendo esta proposta do vagão algo inédito no Brasil.

Um antigo vagão de trem da plataforma passou por leves intervenções sem afetar a sua estrutura original, recebeu um processo de interação estética do artista plástico João Bosco que, com sua plasticidade, fez adaptações de seus espaços internos e externos para que o universo lúdico estivesse presente em todo o ambiente.

Esta iniciativa faz parte da atual metodologia de gestão da coordenação da Estação Cultura, o Laboratório de Produção Cultural, que tem como proposta a reutilização de espaços inativos que potencializem projetos coletivos e comunitários do setor cultural, que tenham como finalidade proporcionar ações culturais em parceria com o poder público. Por meio da proposta de trabalho em gestão compartilhada com a sociedade civil, o vagão foi idealizado pelo Ponto de Cultura “Inventor de Sonhos” e recebeu o trabalho colaborativo da Rede Usina Geradora, um coletivo formado por 14 iniciativas de artes, cultura e comunicação atuantes em Campinas. O coletivo, em conjunto com a Coordenadoria da Estação Cultura, investiu tempo de trabalho e materiais para que o vagão ficasse pronto para a sua inauguração no Dia das Crianças.

Veja abaixo a programação completa da Mostra de Teatro de Bonecos de Campinas:

Dia 11/10 – Sábado
Local: Rua 13 de Maio (Praça Rui Barbosa)

10h00 – Roda de Histórias para Pais e Filhos (NINA) – Campinas/SP
11h00 – Animambembe (Último Tipo) – Campinas/SP
12h00 – Bonecrônicas (Anima Sonhos) – Porto Alegre/RS

Dia 12/10 – Domingo
Local: Estação Cultura

10h00 – Histórias e Brinquedos que Voam (NINA) – Campinas/SP
11h00 – Animambembe (Último Tipo) – Campinas/SP
13h00 – O Aniversário de Nana Buh (Mágicas Pirilampos) – Campinas/SP
14h00 – Teatro Lambe Lambe (Capim Capivara) -Campinas/SP
15h00 – O Segredo de Catirina (Fazenda Projetos Culturais e Inventor de Sonhos)-Campinas/SP
15h30 – Abertura Oficial do Vagão de Bonecos
16h00 – Folia Brasileira (Valdeck de Garanhus) Garanhus/PE/
17h00 – Bonecrônicas (Anima Sonhos) – Porto Alegre/RS

Dia 16/10 – Quinta Feira
Local: UNICAMP

09h30 – Roda de Histórias para Pais e Filhos (NINA) – Campinas/SP
15h00 – Benditos os Beneditos (Fazenda Projetos Culturais e Inventor de Sonhos) – Campinas/SP

Dia 18/10 – Sábado
Local: Praça Rui Barbosa

10h00 – Teatro Lambe Lambe (Capim Capivara) – Campinas/SP
11h00 – Histórias e Brinquedos que Voam (NINA) – Campinas/SP
12h00 – O Fantástico Circo dos Bonecos Brincantes (Bonecos Contadores de História) – São Bernardo do Campo/SP

Dia 19/10 – Domingo
Local: Casa de Cultura Tainã

14h00 – Histórias e Brinquedos que Voam (NINA) / Campinas – SP
15h00 – Buraco no Céu (Balbinas Beduínas) / Portugal
15h00 – Pocket Show (Cia do Circo) / Campinas – SP
16h00 – Animambembe (Último Tipo) / Campinas – SP
17h00 – O Aniversário de Nana Buh (Mágicas Pirilampos) / Campinas – SP
18h00 – O Fantástico Circo dos Bonecos Brincantes (Bonecos Contadores de História – Celso Hoi) / São Bernardo do Campo – SP
19h00 – O Segredo de Catirina (Fazenda Projetos Culturais e Inventor de Sonhos) / Campinas – SP

* Sinopses das peças e dos grupos

Espetáculo: Histórias e Brinquedos que Voam
Esta vivência é um voo intenso ao lúdico, com um contador de historia, um brinquedista e músico. Com uma dinâmica que potencializa o cooperativo, as crianças, vivenciam ,brincam e ouvem historias de brinquedos que voam. Começamos a decolar com um helicóptero e um aviãozinho de papel. Mas são de papel, e podem cair, temos que fazer um para -quedas e já que estamos no céu porque não fazer um arco íris.Assim as crianças fazem um balangandam . O desejo de chegar mais alto no céu é grande e é canalizado com a confecção de pipas. Etodo esse construir e brincar é intercalado com histórias e músicas sobre os brinquedos que elas estão fazendo .

Espetáculo: Roda de Histórias para Pais e Filhos
Neste trabalho a Cia. Narradores Urbanos incorpora suas duas vertentes de pesquisa: arte do palhaço e a do contador de histórias. Afim de resignificar a relação entre pais e filhos a Cia. instaura o clima afetivo através da comicidade e da narração oral. Onde o contar, ouvir, cantar eencantar histórias contagia não só esse momento mágico mas, a vida dos pais e dos filhos presentes. É pontuada ainda a importância desse simples momento na qual é engolido pelo ritmo da vida contemporânea.

Ponto de Cultura NINA
O Ponto de Cultura NINA é um coletivo formado por contadores de histórias, músicos, atores, artistas visuais, midia-livristas arteiros-digitais e gestores culturais. Ao longo de 6 anos de trajetória, o NINA atuou em diversos setores sociais contribuindo na ampliação do repertório de formações de contadores de historias, mediadores de leitura, gestores e produtores culturais, através de cursos, oficinas, vivências, eventos e ações.
A prática como narradores orais desenvolvida através da contação de histórias permitiu que o coletivo NINA experienciasse diversas proposições e métodos que, aliados aos recursos artísticos de seus integrantes, proporcionaram o surgimento de novos modos de narrar e registrar histórias e novos processos formativos.

Espetáculo Animambembe
“Animambembe” é um show diferente, em que a participação do público é essencial. Nele, a música é feita não só para ser ouvida, mas também para ser vista. Interação, irreverência, informalidade e alegria são as bases deste espetáculo

Grupo Último Tipo
Com uma trajetória bem-sucedida, o Último Tipo, criado em Goiânia há 25 anos e radicado em Campinas há 17, já soma um extenso repertório de peças que misturam música e teatro de forma inusitada e poética. O bom humor, a interatividade e a irreverência também são marcas fundamentais do grupo, que tem no seu espírito o teatro mambembe e o clown, fazendo frequentemente espetáculos de rua e apresentações itinerantes à moda dos trovadores medievais.
Site: http://www.ultimotipo.com.br/site/

Espetáculo: O Aniversário Mágico de Nana Buh
Neste espetáculo Nana Buh narra a interessante aventura vivida com sua Avó Barbina ao prepararem a festa de seu aniversário a partir da coleção de livros da casa. Um aniversário quase banal, com um presente bem singelo, uma festa surpresa – que nem é tão surpresa assim – balões e flores para enfeitar a mesa, suco de fruta e um bolo, igual a tantos outros. Cada um destes elementos ganha, porém, enorme singularidade pela forma em que são organizados. Numa história que valoriza a vida simples e as surpresas do mundo dos livros, as mágicas são inseridas progressivamente de forma delicada e original, desenhando uma relação de cumplicidade e alegria entre as personagens e, de forma sutil, entre as duas gerações por elas representadas.

Grupo Mágicas Pirilampos
A combinação artística dos gêneros já incluía uma boneca quando recebemos o convite que marcou o fim de um começo. Nos apresentamos, em vários fins de semana de Setembro a Novembro de 2004, no maior parque temático fechado da Europa, Tropical Island. Depois disso a protagonista, que lá se chamava Morgana, teve muito o que fazer – apresentações em escolas e festas – antes de fazer as malas para voltar para casa.
http://magicaspirilampos.wordpress.com/

Intervenção: Teatro Lambe Lambe
O Teatro Lambe lambe é uma nova modalidade dentro do Teatro de bonecos, é conhecido como teatro de miniaturas, é uma linguagem de formas animadas que ocupa um espaço cênico mínimo formado por um palco em miniatura confinado em uma caixa de dimensões reduzidas. É uma linguagem de origem remota com registros do antigo orienteNesse espaço são apresentadas peças teatrais de curtíssima duração através da manipulação de bonecos, para um espectador por vez. O motivo é a forma da caixa com cortinas que cobrem o espectador e o manipulador – que se assemelham às antigas câmeras dos fotógrafos Lambe-Lambe das praças públicas no inicio do século XX.

Grupo Capim Capivara
O grupo Capim-capivara de teatro de animação (bonecos, sombras, objetos, figuras, lambe-lambe etc.) tem origem na cidade de Campinas em 2008. O grupo é formado pelas artistas visuais, Denise Valarini e Isadora Gutmann e a atriz Tatiana Toledo. O grupo tem como objetivo difundir o teatro através de apresentações de peças para adultos e crianças e realização de oficinas de construção/ manipulação/ criação e história do teatro de bonecos.

Espetáculo: O Segredo de Catirina
A peça reúne vários personagens da tradição do mamulengo, aqui “encarnados” como Dona Quitéria, João Redondo, Doutor Frango de Galinha,Simão,Catarina,Padre Iris de Algodão e seu Toba,entre outros. O espetáculo tem muitas brincadeiras, tudo com muita música, cirandas e uma bela histórias de amor entre Catirina e Simão. E a fúria do Doutor Frango de Galinha.

Grupo Fazenda Projetos Culturais e Inventor de Sonhos
A Fazenda Projetos Culturais em parceria com a Associação Cultural Inventor de Sonhos desenvolve desde 2010 parceria na produção de espetáculo de teatro de bonecos. Em 2014 produzimos o espetáculo de mamulengos “ O SEGREDO DE CATIRINA OU O DRAMA DO DOUTOR FRANGO DE GALINHA, autoria de Sebastian Marques
www.inventordesonhos.com.br

Espetáculo: Folia Brasileira
O espetáculo, que arremata a fala do mestre com a alegria e a fantasia do teatro de mamulengo, apresenta uma verdadeira festa na fazenda do coronel Vicente Pompeu, intitulada “Folia Brasileira”, onde desfilam várias manifestações da cultura popular tais como: bumba-meu-boi do Maranhão e de Pernambuco, coco de embolada, delejas de repentistas, ciranda, maracatu, frevo e forró.

Mestre Valdeck de Garanhuns
Valdeck é um verdadeiro artista múltiplo, conhecido no Brasil e no exterior: é poeta, artista plástico, arte-educador, ator, compositor, contador de estórias e mestre em Teatro de Mamulengo. Desenvolve esse trabalho do riso com maestria. Com 25 anos de carreira, o artista usa o Teatro de Mamulengos como recurso educacional em escolas, empresas, entidades, nas ruas e praças. Qualquer lugar é bom para o Teatro de Mamulengo.Está entre os melhores xilogravuristas do país tendo participado de importantes salões de artes plásticas, várias exposições coletivas e realizado muitas individuais. No exterior expôs em Washington e Nova York, nos Estados Unidos; em Hameln e Erlagen, na Alemanha, e suas obras fazem parte do acervo do Museun für Völkerkunde em Frankfurt/Alemanha.
Valdeck de Garanhuns, é um artista polivalente, que faz de sua arte um instrumento de educação, divulgação e preservação da nossa cultura.
http://www.valdeckdegaranhuns.art.br/

Espetáculo: Bonecrônicas
Foi criado para comemorar dez anos de atividade do anima sonho. É composto de esquetes que foram sendo recolhidos durante este período que o grupo viajou muito pela América latina. São pequenas piadas, números musicais, cartuns, histórias em quadrinhos, piadas de circo, desenhos animados e longas conversas com grandes mestres do teatro de bonecos como Javier Villafañe, Guaira Castilla, os irmãos di Mauro, e muitos outros. Neste espetáculo se percebe que os textos foram “enxugados” ao máximo, restando neles apenas o necessário para que a história seja entendida por
qualquer tipo de público.

Grupo Anima Sonhos
O ANIMA SONHO -Teatro de bonecos foi criado em março de 1984 pelos gêmeos Tiarajú e Ubiratan Carlos Gomes, na cidade de Porto Alegre. Hoje o Anima Sonho apresenta a remontagem de “bonecrônicas” com nova formação, mas seguindo as características e o estilo do trabalho desenvolvido em mais de vinte anos e que tem sido mostrado em muitos estados brasileiros, e em paises como, Uruguai, Argentina, Venezuela, Portugal, Espanha, Itália e Japão.

Pequenas esquetes e números musicais compõem o espetáculo, apresentados por bonecos de luva e de manipulação direta. Com um estilo inconfundível o Anima Sonho alcança uma incrível comunicação com qualquer tipo de platéia.

Espetáculo: O Fantástico Circo dos Bonecos Brincantes
Um andarilho procura emprego num circo. Seduzido pelo encantamento da arte circense resolve entrar para uma trupe de artistas simpáticos e engraçados, entre eles um misterioso mágico do Oriente e suas inusitadas magias, uma dançarina muito desengonçada e um domador de feras e seu adorável leão

Celso Ohi – Bonecos Contadores de Histórias
Criado em 2002 por Celso Ohi e Raitan Ohi na cidade de São Bernardo do Campo com o objetivo de pesquisar e desenvolver a linguagem dos títeres e das formas animadas. No ano de 2003 o grupo estreia seu 1o espetáculo: “ A Lenda da Viúva Velha”. Participam no ano de 2005 da 1a Mostra de Teatro de Bonecos e Formas Animadas de São Bernardo do Campo com exposição, performances e espetáculo. Participaram ainda de vários festivais e mostras entre elas a mostra Bonecos Pedem Passagem, na cidade do Rio de Janeiro, 2010 e a 5a Mostra Mamulengo de São Paulo em 2014. No ano de 2012 uma nova formação com Lourdes Maria Rosa na produção artística e como atriz manipuladora, ganhadora do prêmio VAI de 2010 e prêmio PROAC de 2012.

Espetáculo: Pocket Show
A Cia do Circo traz um Pocket Show muito animado que mescla o tradicional com o contemporâneo ao unir toda a magia das apresentações ao vivo. As apresentações são voltadas para toda a família, levando ao público uma produção de qualidade

Grupo Cia do Circo
Constituida pelas tradicionais famílias circenses Brede e Orteney, a Cia do Circo vem contribuindo para formação cultural do pais, com números e espetáculos de grande qualidade formando artistas que produzem arte para o serviço e bem-aventurança
A Cia do Circo oferece ao publico a possibilidade de ver a sétima e oitava geração das famílias Brede e Orteney, mesclada aos alunos formados pelos próprios, dando a arte circense um sabor completamente diferente.
http://ciadocirco.com.br/

Espetáculo: Buraco no Céu
Um Buraco no Céu é um espetáculo concebido a partir de histórias imaginadas de pessoas imaginadas que escritas no papel e ensaiadas na sala se transformaram em teatro, que convida o público a viajar por um universo poético. É também nossa intenção incentivar à leitura, à escrita e à expressão plástica disponibilizando os textos do espetáculo.

Grupo Balbinas Beduínas

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

15 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

21 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

3 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago