Animais das regiões Norte, Noroeste e Sudoeste, onde aconteceu a campanha no final de semana passado, que não receberam a dose ainda, também podem ser vacinados neste fim de semana, nas duas regiões onde a campanha acontecerá. A vacina é segura e gratuita.
A meta é vacinar 80% da população de cães e gatos, a primeira estimada em 111 mil, e a segunda em 10,8 mil.
“Pedimos que os cães sejam levados com guia e coleira. É indicado que cães de grande porte estejam com enforcador e sejam levados por um adulto, porque demandam mais força. Já os gatos devem ser transportados em uma caixa adequada, pois eles podem ficar assustados e fugir. É possível transportá-los também adequando um carrinho de feira”, sugere o médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses, Ricardo Conde Alves Rodrigues.
Após 10 anos sem registrar raiva em animais terrestres, em 2013 foram registrados sete casos em herbívoros (bovinos e equinos), além de 13 casos em morcegos (chamado de ciclo aéreo da doença). Em 2014, são quatro registros em herbívoros e quatro em morcegos. A doença é letal em 100% dos mamíferos, inclusive nos humanos. Por isso a vacina anual é importante.
A listagem completa dos postos de vacinação pode ser obtida pelo site (www.campinas.sp.gov.br) e pelo Serviço 156 da Prefeitura. (Carta Campinas com informações de divulgação)
(imagem kampus - pxl) Assim como aconteceu recentemente na Austrália, o Reino Unido lançou nesta…
(foto: reprodução instagram) A flautista Tahyná Oliveira e o sanfoneiro Edu Guimarães apresentam o show…
(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…
(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…
(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…
(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…