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Uso do cartão eletrônico em ônibus começou em Campinas: veja as principais dúvidas

A Prefeitura de Campinas divulgou perguntas e respostas sobre as principais dúvidas dos usuários de ônibus sobre o início do pagamento da tarifa de ônibus somente com cartões eletrônicos, que começou nesta quarta-feira, dia 1º de outubro.

O usuário do sistema de transporte público coletivo de Campinas terá duas alternativas para realizar as viagens: utilizar um dos cartões da família Bilhete Único ou usar um dos dois novos cartões eletrônicos, o Bilhete 1 Viagem ou o Bilhete 2 Viagens.

Veja, algumas perguntas e respostas sobre a mudança.

1) Como faço o Bilhete Único Comum?
O Bilhete Único Comum pode ser feito nos postos de cadastramento da Transurc, que estão nos terminais Central, Ouro Verde, Barão Geraldo, Campo Grande, Metropolitano e Mercado; na sede do Poupatempo Centro (Avenida Francisco Glicério, 935); Expresso Bilhete Único; na sede da Transurc (Rua 11 de Agosto, 757) e a nova Loja do Bilhete Único (Avenida Anchieta, 55). O cadastro e emissão são feitos de forma gratuita. É necessário apenas a apresentação do CPF e RG.

2) Quais as vantagens do Bilhete Único Comum?
Ele permite que o usuário pegue mais de um ônibus, pagando uma tarifa, no período de duas horas. Bloqueio do saldo e transferência do mesmo em caso de roubo ou furto. A partir de 1º de outubro, o Bilhete Único Comum permite ao usuário fazer até duas viagens, mesmo que o saldo esteja zerado.

3) Todos os cartões permitem a integração temporal?
Não, somente os cartões da família Bilhete Único (Comum, Escolar, Gratuito, Idoso e Vale-Transporte). Os novos cartões Bilhete 1 Viagem e Bilhete 2 Viagens não permitem a integração.

4) Para que foram criados os Bilhete 1 Viagem e Bilhete 2 Viagens?
Os Bilhete 1 Viagem e Bilhete 2 Viagens foram criados para atender os usuários eventuais, aquelas pessoas que moram em outras cidades ou então que usam esporadicamente o transporte coletivo em Campinas.

5) Como será feita a venda do Bilhete 1 Viagem e Bilhete 2 Viagens?
O Bilhete 1 Viagem será vendido dentro dos ônibus, até 30 de novembro de 2014. Ele custará R$ 5,30 (R$ 3,30 de tarifa + R$ 2,00 do cartão). O valor do casco (cartão) será reembolsado em um dos postos autorizados da Transurc.

O Bilhete 2 Viagens será vendido na Rede de Credenciados, composta por 325 estabelecimentos comerciais (bancas, farmácias, mercados, padarias, postos de combustível etc), na sede da Transurc, no Poupatempo Centro, nos terminais Central, Mercado, Ouro Verde, Campo Grande e Metropolitano e na nova Loja do Bilhete Único. A rede de credenciados pode ser conferida no site da Transurc, no endereço eletrônico www.transurc.com.br. Informações complementares também podem ser obtidas pelo telefone 0800 014 0204. O valor do casco (cartão) será reembolsado e esse tipo de cartão pode ser recarregado.

6) Os R$ 2,00 do cartão serão devolvidos?
Depende, os dois reais cobrados pelo “casco” do cartão serão devolvidos ao usuário quando o mesmo fizer a entrega em um dos nove pontos espalhados pela cidade. A entrega do cartão em bom estado de uso e o reembolso poderão ser feitos na sede da Transurc, na Loja do Bilhete Único, no Poupatempo Centro e nos terminais Central, Metropolitano, Mercado, Campo Grande, Ouro Verde e Barão Geraldo.

7) Como faço se precisar usar ônibus em alguma ocasião?
Nesse caso, a recomendação é que você faça o Bilhete Único Comum. Quando precisar usar, basta carregá-lo em um dos 325 pontos. Se preferir, poderá adquirir o Bilhete 1 Viagem ou o Bilhete 2 Viagens. Mas, se precisar usar a integração, terá de pagar nova passagem. Com o Bilhete Único, a integração é garantida e não tem custo adicional.

8) Os créditos do Bilhete Único tem prazo de validade?
Sim, os créditos do Bilhete Único têm validade de um ano. Portanto, é recomendável que sejam feitas recargas com valores pequenos. Ele se torna vantajoso pela possibilidade de utilizar a integração.

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