Os três secretários do prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), que iriam participar de debate sobre Educação na Câmara hoje não compareceram. Foram chamados para o encontro, organizado pela Comissão de Educação e Esporte da Câmara, os secretários de Educação, Julio Moreto; Administração, Silvio Bernardin e Assuntos Jurídicos, Mário Orlando Galves Carvalho.
Além dos secretários, foram convidados representantes do Conselho Municipal de Educação, Compromisso Campinas pela Educação, Associação de Pais e Mestres, diretores e professores da rede, entre outros.
Os vereadores queriam informações sobre a quantidade de alunos por sala de aula, a falta de professores e monitores, as condições psicológicas dos profissionais de educação, transporte escolar, falta de material escolar, falta de uniforme escolar e déficit de vagas. Na falta dos secretários, os vereadores ouviram profissionais da educação e pais e vai encaminhar ao Executivo documento, de 11 páginas, com as demandas específicas.
“Governo Municipal ignorou a Câmara, os movimentos sociais e as comunidades que lutam por creches na cidade e não aparece no debate público convocado há mais de um mês”, disse o vereador Paulo Bufalo.
O vereador Pedro Tourinho (PT) vai protocolar, na próxima segunda-feira (13/10), um requerimento para a convocação do secretário de Educação, Julio Moreto. O responsável pela pasta havia se comprometido a comparecer na Câmara, mas desmarcou. “A população, os professores, os representantes das entidades, enfim, todos compareceram aqui, menos os secretários, que, segundo a bancada governista, viriam sem precisar de uma convocação formal. Portanto, não houve ainda uma explicação por parte da prefeitura de todos os problemas que estão ocorrendo, e eu julgo necessário uma convocação, que será feita na segunda-feira, do secretário de educação”, afirmou o parlamentar.
Os secretários não foram convocados antes porque a base governista na Câmara afirmou que eles iriam vir por livre e espontânea vontade, o que acabou não ocorrendo.