Secretários de Jonas Donizette boicotam debate sobre educação na Câmara

Os três secretários do prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), que iriam participar de debate sobre Educação na Câmara hoje não compareceram. Foram chamados para o encontro, organizado pela Comissão de Educação e Esporte da Câmara, os secretários de Educação, Julio Moreto; Administração, Silvio Bernardin e Assuntos Jurídicos, Mário Orlando Galves Carvalho.

Prefeitura boicota encontro sobre educação

Além dos secretários, foram convidados representantes do Conselho Municipal de Educação, Compromisso Campinas pela Educação, Associação de Pais e Mestres, diretores e professores da rede, entre outros.

Os vereadores queriam informações sobre a quantidade de alunos por sala de aula, a falta de professores e monitores, as condições psicológicas dos profissionais de educação, transporte escolar, falta de material escolar, falta de uniforme escolar e déficit de vagas. Na falta dos secretários, os vereadores ouviram profissionais da educação e pais e vai encaminhar ao Executivo documento, de 11 páginas, com as demandas específicas.

“Governo Municipal ignorou a Câmara, os movimentos sociais e as comunidades que lutam por creches na cidade e não aparece no debate público convocado há mais de um mês”, disse o vereador Paulo Bufalo.

O vereador Pedro Tourinho (PT) vai protocolar, na próxima segunda-feira (13/10), um requerimento para a convocação do secretário de Educação, Julio Moreto. O responsável pela pasta havia se comprometido a comparecer na Câmara, mas desmarcou. “A população, os professores, os representantes das entidades, enfim, todos compareceram aqui, menos os secretários, que, segundo a bancada governista, viriam sem precisar de uma convocação formal. Portanto, não houve ainda uma explicação por parte da prefeitura de todos os problemas que estão ocorrendo, e eu julgo necessário uma convocação, que será feita na segunda-feira, do secretário de educação”, afirmou o parlamentar.

Os secretários não foram convocados antes porque a base governista na Câmara afirmou que eles iriam vir por livre e espontânea vontade, o que acabou não ocorrendo.

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

11 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

17 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago