Mês de outubro terá diversas vivências e rodas de samba no Ponto de Cultura Ibaô

O Ponto de Cultura Ibaô oferece diversas atividades gratuitas e abertas ao público em geral neste mês de outubro. Nas próximas quartas-feiras, 15 e 29 de outubro, acontece no Ponto de Cultura a apresentação da “Vivência Afoxé Ibaô”. Afoxé é uma manifestação cultural composta de ritmo, canto e dança, além das indumentárias e expressões ritualísticas. O ritmo é o Ijexá, acompanhado de cânticos e instrumentos percussivos. O Afoxé Ibaô ainda tem a honra, tradição e grande responsabilidade de abrir o desfile oficial das escolas de samba no carnaval de Campinas todos os anos.

Na próxima quinta-feira, 16, acontecerá a “Vivência de Capoeira e Musicalidade”. Essa atividade é realizada pelo Centro Cultural de Capoeira Raízes do Brasil, sob a coordenação do Contramestre David. As vivências de Capoeira e Musicalidade fazem parte da agenda mensal permanente. Tem o objetivo de preservar e disseminar os conhecimentos da musicalidade presentes na cultura e tradição da Capoeira, seja pelos instrumentos e toques musicais pertencentes a esta manifestação, ou ainda pelas cantorias que nos remetem à ancestralidade presente na Capoeira e todo o seu legado.

No sábado, 25, ocorrerá mais uma edição do “Sambadô”. O Sambadô nasce da parceria entre a Casa de Cultura Ibaô, Grupo Casa Caiada, Associação de Compositores 8 de Dezembro e GRES Leões da Vila Padre Anchieta, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. O projeto é uma ação coletiva de valorização, difusão e preservação do samba carnavalesco e das tradicionais rodas de samba, como formas de expressão e convívio comunitário.

Ainda no sábado, às 15h30, acontecerá uma Roda de Samba com o Grupo Casa Caiada e convidados.

Todas as atividades serão realizadas no Ponto de Cultura Ibaô, que fica na Rua Ema, 170, Vila Padre Manuel de Nóbrega. O Ponto de Cultura foi fundado em 2007 e desde então é referência na preservação e vivência da memória da Capoeira e do Patrimônio Cultural de Matriz Africana, com o objetivo de fortalecer, dar continuidade e disseminar as raízes da cultura, por meio de práticas educativas e artísticas que visam à formação da cidadania, das relações étnicas e da identidade cultural afro brasileira na sociedade contemporânea. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Programação

Dia: 9/10 (quinta-feira)
Horário: 20h
Ngwenya, o crocodilo. Este documentário é uma viagem ao universo de um homem (Karingana Wa Karingana) que, não só se tornou um mito, como criou mais do que uma linguagem artística própria.

Dias: 15/10 e 29/10 (quartas-feiras)
Horário: 20h
“Vivência Afoxé Ibaô”. Afoxé é uma manifestação cultural composta de ritmo, canto e dança, além das indumentárias e expressões ritualísticas. O ritmo é o Ijexá, acompanhado de cânticos e instrumentos percussivos. O Afoxé Ibaô ainda tem a honra, tradição e grande responsabilidade de abrir o desfile oficial das escolas de samba no carnaval de Campinas todos os anos.

Dia: 16/10 (quinta-feira)
Horário: 20h
“Vivência de Capoeira e Musicalidade”. Essa atividade é realizada pelo Centro Cultural de Capoeira Raízes do Brasil, sob a coordenação do Contramestre David. As vivências de Capoeira e Musicalidade fazem parte da agenda mensal permanente. Tem o objetivo de preservar e disseminar os conhecimentos da musicalidade presentes na cultura e tradição da Capoeira, seja pelos instrumentos e toques musicais pertencentes a esta manifestação, ou ainda pelas cantorias que nos remetem à ancestralidade presente na Capoeira e todo o seu legado.

Dia: 25/10 (sábado)
Horário: das 13h às 19h30
“Sambadô”. O Sambadô nasce da parceria entre a Casa de Cultura Ibaô, Grupo Casa Caiada, Associação de Compositores 8 de Dezembro e GRES Leões da Vila Padre Anchieta, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. O projeto é uma ação coletiva de valorização, difusão e preservação do samba carnavalesco e das tradicionais rodas de samba, como formas de expressão e convívio comunitário.

14h: Oficina de Ritmistas
15h30: Roda de Samba com o Grupo Casa Caiada e convidados

A agenda cultural acontece todo primeiro e terceiro sábado do mês (podendo haver alteração), com as Oficinas de Ritmistas que contemplam o aprendizado e transmissão de conhecimentos sobre os toques, percussão, histórias e ritmos do samba. No terceiro sábado, além da oficina de Ritmistas, acontece a tradicional Roda de Samba do Casa Caiada e convidados. Celebração e convívio do samba, reunindo amigos, famílias e o grande público apreciador do Samba e das nossas culinárias tradicionais.

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

17 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

23 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

3 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago