Categories: Geral

Martina Marana lança seu primeiro CD com a participação da banda Noneto de Casa

Em dois shows, o primeiro na Feira Municipal do Livro de Campinas no próximo dia 24, sexta-feira, e o segundo no bar e restaurante Almanaque Café, em Barão Geraldo, no dia 27 de novembro, a cantora e compositora Martina Marana, que vive em Campinas, fará o lançamento do seu primeiro CD, Correnteza de Ar.

A levada do samba e o vozeirão peculiar da cantora estão presentes neste primeiro disco cujo repertório, com arranjos fortemente influenciados pela música de Hermeto Pascoal, une o universo da canção à linguagem da música instrumental brasileira em ritmos que vão do maracatu ao chamamé. Com arranjos e direção musical do pianista André Marques, o disco conta também com um arranjo do trompetista Diego Garbin e um de João Paulo Gonçalves. No CD e nos shows, Martina Marana é acompanhada pelo grupo Noneto de Casa e de Fabio Augustinis (percussão).

O CD traz 11 composições – algumas autorais de Martina, e outras da nova safra de autores da MPB, residentes em Campinas, Valinhos, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. “Há apenas uma música do Eduardo Gudin e uma do Nenê baterista, que já são uma geração anterior à minha”, destaca a cantora.

Sobre a seleção do repertório, Martina revela: “primeiro surgiu o tema ‘Correnteza de Ar’, que vem de uma frase da música Canção Eólia, do compositor Rodrigo Duarte, com letra de minha autoria”.  A partir daí, “por coincidência, percebi que as primeiras músicas falavam dos elementos água (correnteza) e ar”.

Martina decidiu levar a sugestão do acaso a sério: todas as músicas do disco apresentam essa temática ou, ao menos, uma palavra que remeta ao tema. “Outra coincidência foi que estreitei minha relação com esses elementos quando comecei a praticar maratona aquática no mar. Além disso, um dos letristas me lembrou: tenho o mar no meu nome”, destaca. (Carta Campinas com informações de divulgação)

* Formada em canto popular pelo Conservatório de Tatuí e pós-graduada na área de trilhas sonoras e musicais, pela Unicamp, estudou arranjo com Cláudio Leal Ferreira e improvisação com o pianista André Marques (grupo Hermeto Pascoal). Atualmente é aluna de canto de Izabel Padovani. Martina participou como backing vocal na gravação do DVD do compositor e sambista paulistano Guilherme Lacerda. Com o Jazz Combo do Conservatório de Tatuí viajou pelo Estado de São Paulo com o show Circuladô. É professora de musicalização infantil, canto popular e regente de corais infanto-juvenis. Já gravou dois CDs de música infantil “Canções do coração III” e “Recantigas”, trabalhando como arranjadora, violonista, cantora e percussionista. Seu trabalho de voz e violão apresenta canções da Bossa Nova, samba e MPB dos anos 50 a 80, de compositores como Chico Buarque, Cartola, Tom Jobim, João Bosco, Gilberto Gil, dentre outros.

* Noneto de Casa – Formado por músicos que estudam ou trabalham no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatuí, o grupo se reuniu no final de 2010 com o intuito de proporcionar um espaço para a produção instrumental. Ao longo de 2011, pesquisou e criou seu repertório autoral. Em consequência da diversidade de formação de seus integrantes, o grupo tem como principal característica a multiplicidade de experiências, que se reflete claramente em suas obras e na maneira como conduzem o grupo, através da direção coletiva. Suas principais referências são Maria Schneider, Moacir Santos, Dave Holland e Banda Mantiqueira. O Noneto de Casa participou de diversos festivais e eventos ao longo de 2012, entre eles, o Painel Instrumental 2012 de Tatuí, fazendo a abertura do show de Hermeto Pascoal e Grupo; do 1º Festival Grandes Bandas no Almanaque Café em Campinas; do FEMUCIC – Mostra de Música Cidade Canção no Sesc Maringa-PR; do Projeto Sorocaba em Cena realizado pelo Sesi de Sorocaba; do 2º FICA – Festival Itajubense de Cultura e Arte 2012 em Itajubá-Mg; do 13º FEIA – Festival do Instituto de Arte da Unicamp. Em 2013 se apresentou no 7º Encontro Internacional Jazz a la Calle no Uruguai, onde também ministrou um workshop, e no 10º Brasil Instrumental, no CEU Perus em SP.

Show Martina Marana ‘Correnteza de Ar’ – Feira Municipal do Livro de Campinas
Quando: dia 24 de outubro, sexta-feira, às 19h
Onde: Estação Cultura Prefeito Antônio da Costa Santos
Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº – Centro, Campinas/SP
Entrada gratuita
Estacionamento gratuito com entrada pela Vila Industrial: Rua Francisco Teodoro, 1051

Cultura Carta

Recent Posts

Para contrapor Flávio, Lula precisa defender desbloqueio de acesso a praias privatizadas ilegalmente

(imagem reprodução) O presidente Lula tem feito muita coisa importante para os brasileiros em todo…

15 hours ago

Documentário Não Existe Almoço Grátis acompanha lideranças da cozinha solidária

(imagem divulgação) No dia 23 de outubro (sexta-feira), às 19h, o CineADu Especial encerra a…

15 hours ago

PUPA reúne performance e artes visuais na Sala dos Toninhos

(foto ju moretz - divulgação) O corpo como território de transformação. O casulo como lugar…

19 hours ago

Entre gestos e silêncios, Grupo Dançaberta percorre os ciclos da vida feminina em ‘Maré’

(foto josé maria - divulgação) O movimento das águas, a solidão e as mudanças que…

22 hours ago

Coral Zíper na Boca apresenta ‘Os Saltimbancos’ e ‘Wimbo Wa África’ no Convivência

(foto - divulgação) O Coral Unicamp Zíper na Boca apresenta o musical “Os Saltimbancos” e…

22 hours ago

Geraldo Alckmin participa de ato pela virada em Campinas nesta quarta-feira

(foto ricardo stuckert) A cinco dias do segundo turno, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) estará…

1 day ago