Itinerância da Mostra Ecofalante exibe filmes sobre questões socioambientais

A Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental chegou à sua terceira edição em março de 2014 e exibiu filmes internacionais e brasileiros sobre o tema. A partir de 18 de outubro, 28 desses filmes vão compor a Itinerância da mostra que, em uma parceria com o Sesc, vai percorrer 16 cidades do interior de São Paulo, além da capital, com sessões gratuitas e debates com especialistas em meio ambiente. A programação é dividida em cinco eixos temáticos: “Campo”, “Cidade”, “Energia”, “Economia” e “Povos e Lugares”.

Na unidade do Sesc Campinas serão exibidos os filmes: “Deserto Verde” (Argentina), de Ulises de la Orden; “Blackfish – Fúria Animal” (EUA), dirigido por Gabriela Cowperthwaite e “A Escala Humana” (Dinamarca), de Andreas M. Dalsgaard, filmes considerados destaques na Itinerância da Mostra.

A exibição de “Deserto Verde” será no próximo dia 23 de outubro, quinta-feira, às 19h30. (Desierto Verde. Argentina, 2012, 84 minutos. Documentário. Direção: Ulises de la Orden. Com Sofía Gatica, Gilles-Eric Seralini, Raúl Montenegro). Apesar de prejudiciais à saúde, o uso de pesticidas na produção agrícola tem mais de um século e só cresce a cada dia. Esta produção quer mostrar que existem maneiras de se criar riqueza, produzir alimentos e exportar para o mundo sem intoxicar os consumidores.

Na sexta-feira, 24, também às 19h30, será exibido “Blackfish – Fúria Animal”. (Blackfish. EUA, 2013, 82 minutos. Documentário. Direção: Gabriela Cowperthwaite). Conheça a história de Tilikum, a principal baleia orca do parque SeaWorld, em Orlando, nos Estados Unidos, responsável pela morte de três pessoas. O filme explora o comportamento da espécie, o tratamento cruel no cativeiro, além de recuperar as trajetórias e mortes dos treinadores, pilares de uma indústria multibilionária.

“A Escala Humana” será exibido no dia 28, terça-feira, às 19h30. (The Human Scale. Dinamarca, 2012, 83 minutos. Documentário. Direção: Andreas M. Dalsgaard. Com Jan Gehl). Até 2050, as grandes metrópoles devem abrigar 80% da população mundial. Jan Gehl, que estudou o comportamento humano em cidades ao longo de 40 anos, revela como as metrópoles repelem a interação humana e argumenta que é possível construir cidades levando em consideração necessidades humanas, como inclusão e intimidade.

As exibições acontecem no teatro do Sesc e são gratuitas com retirada de ingressos limitados na Central de Atendimento no dia da atividade. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Mentira deslavada é o método de Trump e Flávio Bolsonaro para tarifas e eleições

(imagem reprodução) A tarifa adicional de 25% aplicada pelo governo dos EUA, Donald Trump, sobre produtos brasileiros…

15 hours ago

‘Afrontosa’, documentário sobre liderança trans de Campinas, estreia no Festival de Gramado

(foto coraci ruiz - divulgação) O documentário “Afrontosa”, produzido pelo Laboratório Cisco, de Campinas, fará…

16 hours ago

3ª Feira Cultural Julho das Pretas reúne arte e negócios na Estação Cultura de Campinas

(foto firmino piton - arquivo pmc) Com o tema “Vozes que Crescem”, Campinas recebe no…

18 hours ago

EUA põe tarifa sobre o Brasil com o objetivo de destruir o PIX, avaliam especialistas

(imagem reprodução divulgação) A reportagem abaixo mostra como Flávio Bolsonaro (PL) e a família Bolsonaro…

2 days ago

Musical torna o palco ‘Território do Amor’ em encontro imaginário entre grandes vozes femininas

(foto divulgação) Após temporada de estreia em São Paulo, o musical "Território do Amor" chega…

2 days ago

Jean Garfunkel comemora 45 anos de carreira com show beneficente ‘Ninguém é Um’

(foto agnaldo rocha papa - divulgação) O compositor, poeta, instrumentista e intérprete Jean Garfunkel sobe…

2 days ago