Itinerância da Mostra Ecofalante exibe filmes sobre questões socioambientais

A Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental chegou à sua terceira edição em março de 2014 e exibiu filmes internacionais e brasileiros sobre o tema. A partir de 18 de outubro, 28 desses filmes vão compor a Itinerância da mostra que, em uma parceria com o Sesc, vai percorrer 16 cidades do interior de São Paulo, além da capital, com sessões gratuitas e debates com especialistas em meio ambiente. A programação é dividida em cinco eixos temáticos: “Campo”, “Cidade”, “Energia”, “Economia” e “Povos e Lugares”.

Na unidade do Sesc Campinas serão exibidos os filmes: “Deserto Verde” (Argentina), de Ulises de la Orden; “Blackfish – Fúria Animal” (EUA), dirigido por Gabriela Cowperthwaite e “A Escala Humana” (Dinamarca), de Andreas M. Dalsgaard, filmes considerados destaques na Itinerância da Mostra.

A exibição de “Deserto Verde” será no próximo dia 23 de outubro, quinta-feira, às 19h30. (Desierto Verde. Argentina, 2012, 84 minutos. Documentário. Direção: Ulises de la Orden. Com Sofía Gatica, Gilles-Eric Seralini, Raúl Montenegro). Apesar de prejudiciais à saúde, o uso de pesticidas na produção agrícola tem mais de um século e só cresce a cada dia. Esta produção quer mostrar que existem maneiras de se criar riqueza, produzir alimentos e exportar para o mundo sem intoxicar os consumidores.

Na sexta-feira, 24, também às 19h30, será exibido “Blackfish – Fúria Animal”. (Blackfish. EUA, 2013, 82 minutos. Documentário. Direção: Gabriela Cowperthwaite). Conheça a história de Tilikum, a principal baleia orca do parque SeaWorld, em Orlando, nos Estados Unidos, responsável pela morte de três pessoas. O filme explora o comportamento da espécie, o tratamento cruel no cativeiro, além de recuperar as trajetórias e mortes dos treinadores, pilares de uma indústria multibilionária.

“A Escala Humana” será exibido no dia 28, terça-feira, às 19h30. (The Human Scale. Dinamarca, 2012, 83 minutos. Documentário. Direção: Andreas M. Dalsgaard. Com Jan Gehl). Até 2050, as grandes metrópoles devem abrigar 80% da população mundial. Jan Gehl, que estudou o comportamento humano em cidades ao longo de 40 anos, revela como as metrópoles repelem a interação humana e argumenta que é possível construir cidades levando em consideração necessidades humanas, como inclusão e intimidade.

As exibições acontecem no teatro do Sesc e são gratuitas com retirada de ingressos limitados na Central de Atendimento no dia da atividade. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

André Mendonça aparelhou a toga, transforma a Justiça em palanque e sabota a democracia

(foto rosinei coutinho - stf) Com atos ilegais e abusos, André Mendonça põe a toga…

2 hours ago

Ciclo sobre cinema e psicanálise exibe e debate sobre o filme Quarto 212

(imagem divulgação) O projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” realiza no sábado, dia…

4 hours ago

Espetáculo de teatro de animação ‘O Princípio do Espanto’ tem apresentação gratuita

(imagem divulgação) Na próxima quinta (10/09), a partir das 19h30, será apresentado no Auditório da…

22 hours ago

A construção do comum na consciência de classe estrutural

(imagem reprodução divulgação) Imagina uma fábrica ou empresa hipotética em que, em determinado momento, perto…

2 days ago

Criolo mostra em Campinas uma trajetória que nunca coube apenas no rap

(foto divulgação) Criolo chega a Campinas no dia 19 de setembro com um show que…

2 days ago

Senadores já discutem pedido de impeachment contra André Mendonça

Senadores da República articulam a apresentação de um pedido de impeachment contra o ministro do…

2 days ago