Um dos pacientes, do sexo masculino, diagnosticados com a bactéria morreu no local, na última sexta-feira (17). Segundo a secretaria, o falecimento aconteceu em decorrência de um quadro clínico anterior complexo, somado a uma pneumonia. O homem esteve internado anteriormente no Hospital Estadual de Sumaré (SP), onde recebeu alta e já de volta a sua casa, desenvolveu uma pneumonia e foi levado ao hospital de Nova Odessa.
De acordo com a secretaria, nenhum dos cinco pacientes, contraiu a bactéria no hospital. “Todos os pacientes são pessoas com a saúde debilitada e passaram por outros hospitais recentemente, dando entrada no hospital municipal já contaminados”, diz a nota.
O hospital informou ter adotado todas as medidas preventivas necessárias, orientado principalmente pelo hospital de referência Emílio Ribas. O hospital não precisou ser fechado, mas a ala onde estão isoladas e as equipes médicas que os atendem utilizam equipamentos de proteção individual.
Segundo o Ministério da Saúde, o primeiro registro de KPC no Brasil foi em 2005. A transmissão ocorre por meio do contato direto, como tocar a pessoa contaminada, ou indireto, por meio do uso de um objeto comum. Para evitar a proliferação, o conselho é não tomar antibióticos por conta própria e seguir as recomendações médicas. Também é importante lavar bem as mãos antes e depois do contato com pessoas contaminadas.(Agência Brasil)
(foto reginaldo azevedo - divulgação) Em São Paulo - Duas obras de momentos diferentes da…
(foto fernanda ferreira - divulgação) A cantora Mírian Silvestre e o violonista Matheus Dutra apresentam…
Cena de "A Última Sessão de Cinema", de Peter Bogdanovich (foto divulgação) Cinema clássico, produções…
(imagem reprodução) Levantamento de sigilos confirma que Mendonça escondeu elos de Vorcaro com KN, Fux,…
(imagem ataque em 2022 - reprodução) Na tentativa de manter um candidato de família miliciana…
(foto olivia borges - divulgação) O Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas…