MÍMESIS CORPÓREA – A Mímesis Corpórea é uma metodologia de criação de ações físicas e vocais – desenvolvida pelo LUME Teatro – que busca a poetização e teatralização dos encontros afetivos entre um atuador-observador e corpos/matérias/imagens. O pressuposto da Mímesis Corpórea é que esse encontro potencialize a transformação e recriação do corpo singular daquele que atua-observa. O curso busca introduzir o atuador no universo dessa observação artística e poética, através de trabalhos que o instrumentalizem no “como” e “o que” observar e posteriormente na codificação do material, transformando-o em seu repertório expressivo e poético de trabalho.
O ATOR NA RUA – Como causar impacto cênico na rua? Que elementos da dinâmica de tempo e espaço da rua podem ser incorporados na cena e na construção de imagens? Quais as possibilidades de relação ator/público na rua? Usando de pedagogia própria e com uma visão predominantemente prática, o LUME Teatro transmite seus métodos de treinamento físico e vocal para atores, o “como fazer”, modos de coleta de material para a cena, suas técnicas e sua ética na abordagem do trabalho teatral, focando especificamente em uma atuação voltada para espaços abertos. Através de exercícios em sala e também em espaços abertos (ruas, praças e outros espaços não-convencionais) o curso conduz os participantes para uma jornada de exploração da tridimensão do corpo, suas nuances vibratórias e seus desenhos no espaço e no tempo. Também enfocaremos a construção da cena a partir da arquitetura e geografia de um determinado espaço, na busca de uma dramaturgia que surpreenda e revele novos pontos de vista e distintas possibilidades de relação.
O Lume também oferece os cursos “Treinamento Técnico para o ator”, “O Corpo como Fronteira”, “Da energia à ação”, “O Corpo Multifacetado”, “O Corpo da Voz”, “Diálogos sobre produção”, além dos cursos convidados “O Mundo inteiro refletido numa gota de água”, “Contato-escuta-ação-canto”.
As inscrições podem ser feitas pelo site. (Carta Campinas com informações de divulgação)