Exposição ‘Rondon-Vida e Obra’ traz um pouco da vida de um dos principais estudiosos do país

Até dia 14 de novembro, o público poderá conhecer um pouco mais a história do Marechal Rondon, considerado um dos grandes estudiosos do Brasil. Conhecido como “Patrono das Comunicações”, ele foi responsável pela abertura de estradas e pela instalação de linhas telegráficas no interior do país, além de ter sido o único brasileiro indicado duas vezes ao Prêmio Nobel da Paz.

A vida de Cândido Mariano da Silva Rondon, mais conhecido como o Marechal Rondon, serviu de inspiração para a exposição “Rondon – Vida e Obra”, que acontece na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em Campinas, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. A exposição, com curadoria de Helen Altimeyer, reúne objetos, fotos e filmes que contam um pouco da história do brasileiro, e tem como objetivo justamente destacar a história de personalidades nacionais que ajudaram a construir o País.

O público poderá observar o material que acompanhou Rondon no seu dia a dia, como mapa cartográfico, mata-borrão, bule de café, máquina de moer café, sino (que era usado em expedições), machadinha, espora (usada em um dos cavalos que ele montava), máquina fotográfica, telefone, entre outros. O acervo também inclui fotografias de momentos históricos dos quais o personagem participou.

 O material foi cedido pela Secretaria da Cultura de Cuiabá, município onde Rondon estudou. Também serão exibidos, continuamente, dois documentários: “Rondon e a Cartografia” e “Expedição Roosevelt – Rondon”, do cineasta e jornalista, Cacá de Souza, biógrafo e referência no estudo da vida e da obra de Cândido Mariano da Silva Rondon.

A visitação à exposição é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição “Rondon – Vida e Obra”
Período: 24 de outubro a 14 de novembro
Horário: segunda a sexta-feira, das 10h às 20h; sábados das 10h às 16h
Local: Universidade Mackenzie – Av. Brasil, 1220, Jardim Guanabara, Campinas
Entrada grutuita

Recent Posts

Direto do Maranhão, Grupo Cena Aberta apresenta ‘Memórias em Maranhês: A Casa’

(foto ana mendes - divulgação) O Grupo Cena Aberta, do Maranhão, apresenta “Memórias em Maranhês:…

21 hours ago

Coletivo SHN comemora 25 anos de trajetória com exposição gráfica no Pavão Cultural

(foto divulgação) Com traços fortes, cores vibrantes e uma trajetória construída nas ruas, o coletivo…

21 hours ago

STF manda juízes dos tribunais de 7 estados devolverem salários exorbitantes e ilegais

(foto antonio cruz - ag brasil) O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal…

21 hours ago

Conceição Evaristo fala sobre o conceito ‘escrevivência’ em entrevista na ADunicamp

Sílvia Gatti e Conceição Evaristo (imagem divulgação) A presença de Conceição Evaristo na Unicamp, no…

22 hours ago

Veja a programação completa da 12ª Mostra Jazz Campinas

(foto maycon soldan - divulgação) A Mostra Jazz Campinas, tradicional festival de jazz, e parte…

2 days ago

Lançamento coletivo reúne sete primeiras autoras de selo editorial de Campinas

(imagem divulgação)  O Selo Editorial Capitolinas realiza neste sábado, 15 de agosto, das 16h às…

2 days ago