Manifestação em defesa das pessoas em situação de rua
Na capital paulista, muitos moradores reclamam de falta de água em diversos bairros, mas a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo não admite que esteja ocorrendo racionamento. Hoje (21), o nível dos reservatórios do Sistema Cantareira, que abastece a cidade, caiu para 3,3%. Há um ano, o percentual era 38,2%. A Agência Nacional de Águas já autorizou o uso da segunda cota da reserva técnica (volume morto) do Sistema Cantareira. A segunda cota acrescentará mais 106 bilhões de litros ao sistema.
Segundo o secretário de Obras de Cristais Paulista, Moacir Almeida de Oliveira, a previsão é que as atividades escolares sejam retomadas apenas na próxima semana. Moacir explica que a captação de água da cidade era feita em nascentes, que estão completamente secas. Emergencialmente, a cidade passou a buscar água com caminhões-pipa no Córrego do Carmo, localizado a 5 quilômetros da cidade.
Cristais Paulista emprestou cinco caminhões-pipa de municípios vizinhos, que transportam a água até duas represas, onde passa por tratamento antes de chegar à população. Com o racionamento oficial na cidade, moradores têm água nas torneiras em apenas três períodos do dia: entre as 6h e as 8h; das 12h às 13h30; e entre as 18h e as 20h30. A prefeitura já anunciou estado de emergência e a decretação de estado de calamidade pública está em análise.
Em outra cidade do interior paulista, Itu, a 100 quilômetros da capital, a situação também é crítica. Moradores sofrem com o desabastecimento desde fevereiro e alguns relatam ter ficado sem água nas torneiras por 15 dias. Ontem (21), a população, revoltada, fechou ruas e queimou pneus em protesto contra a falta de água.
Diversos municípios paulistas adotaram racionamento ou rodízio de forma oficial. Em Guarulhos, o rodízio, implantado em março, deixa a população um dia sem água, o outro com água. Em Bauru, os moradores tem água a cada 24 horas. Na cidade de Mauá, o revezamento ocorre de segunda-feira a sexta-feira, tendo um dia sem água a cada quatro dias com água.
Outras cidades com racionamento ou rodízio são Cruzeiro, Mirassol, Americana, Salto, Araras, Casa Branca, Barretos e São Sebastião da Grama.
(foto bruno de souza - divulgação) O Conservatório Carlos Gomes, em Campinas, recebe nesta quarta-feira,…
https://www.youtube.com/live/DnXteaH5wmM?si=2j_uVU4CGtjJsqvD (transmissão pelo youtube) O Carta na Breja 17,2%, que será apresentado ao vivo nesta…
(imagem reprodução video) Os novos advogados de Daniel Vorcaro querem uma nova tentativa de delação…
(foto gui galembeck - divulgação) A programação da 16ª Mostra Curta Campinas será apresentada oficialmente…
(foto divulgação) O músico argentino Facundo Salgado apresenta o projeto de música eletroacústica Rumbo Tumba…
(foto sergio rosa - divulgação) A banda campineira Lamúria Rataria lança na terça-feira, 25 de…