Campinas voltou a ter um dia quente, seco e com falta de água em vários bairros da cidade. A temperatura registrada na cidade foi de 37,8ºC, caracterizando esta terça-feira como o dia mais quente do ano. A marca superou o recorde anterior, verificado no mês de fevereiro, quando os termômetros chegaram a 37ºC.
Campinas também ficou em situação de alerta em virtude da baixa umidade relativa do ar registrada nesta terça-feira, 14 de outubro. De acordo com a Defesa Civil, o índice atingiu 16,6% às 14h20h.
Vários bairros sentem a falta d’água. Moradores sentem a falta d’água ha quatro dias. Bairros Vista Alegre e Jardim Santo Antônio, na região do Ouro Verde, Jardim Monte Belo 2 e no Monte Cristo estão com sem água. Há também falta d’água nos bairros da região do Campo Grande, São Bernardo, Jardim Londres e Jardim do Lago. Hoje faltou água no Taquaral, segundo a Sanasa, por necessidade de reparo na rede. Mas moradores de Barão Geraldo também reclamam de falta d’água.
A baixa umidade propicia doenças respiratórias como asma, enfisemas e bronquite, além de alergias. Também podem surgir irritação nos olhos, narinas e garganta. Crianças, idosos e pessoas com qualquer debilidade de saúde são mais atingidas por este conjunto de fatores.
Levando em conta que a estiagem favorece a ocorrência de queimadas, a orientação é que as pessoas não coloquem fogo em resíduos como folhas secas, pneus e outros objetos, seja nas ruas ou em terrenos dentro da cidade. A Defesa Civil alerta que essa pratica é, inclusive, proibida por lei. Em caso de incêndio, o cidadão deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros através do telefone 193.