Vacina contra a dengue tem apenas 60% de eficácia, mas reduziu as internações

Depois de 20 anos em desenvolvimento, a vacina contra a dengue em estágio mais avançado no mundo chegou à etapa final mostrando eficácia de 60,8% contra os quatro sorotipos da doença. Outro resultado é que entre as pessoas que foram vacinadas e, mesmo assim, tiveram  dengue, houve redução de 80,3% no número de internações com relação a quem não foi imunizado.

Segundo Sheila Homsani, gerente do Departamento Médico da Sanofi Pasteur, laboratório responsável pela vacina, o estudo está concluído e agora os dados serão consolidados para o pedido de registro à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, para que possa ser comercializada no Brasil e, eventualmente, ser incorporada à rede pública. A expectativa é que demore cerca de um ano para o registro sair.

Em etapa anterior, feita na Ásia, a pesquisa havia mostrado eficácia de 88% contra o tipo hemorrágico da doença, considerado o mais grave. Agora, na última etapa, a vacina foi testada no Brasil, em Honduras, no México, na Colômbia e em Porto Rico. No Brasil 3.550 crianças e adolescentes entre 9 e 16 anos das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste foram vacinados.

A imunização e o acompanhamento foram feitos de junho de 2011 a abril de 2013. O laboratório, no entanto, vai acompanhar por mais cinco anos os imunizados. Segundo Sheila Homsani, os resultados estão acima das expectativas da Organização Mundial da Saúde, que pretende reduzir em 50% a mortalidade por dengue até 2020.

A dengue é considerada questão de saúde pública brasileira e é doença endêmica de cerca de 100 países. De 1º de janeiro a 19 de julho deste ano, o Ministério da Saúde notificou 688.287 casos da doença e 554 mortes. (Agência Brasil)

Recent Posts

Escolhido como vice de Flávio Bolsonaro tem acusação de estupro de vulnerável no STF

(foto andressa anholete - ag senado) O deputado federal Alfredo Gaspar (PL-AL), que foi anunciado…

11 hours ago

Ópera do Malandro retorna ao palco do Centro de Convivência em Campinas

(foto Thais Mazzoco - divulgação) Foto de A Cia. Bravo de Teatro Musical volta aos…

11 hours ago

Matula Teatro está de volta com ‘Como se Fosse’, em comemoração aos 20 anos da Lei Maria da Penha

(foto nina pires - divulgação) Nesta sexta-feira, 7 de agosto, quando a Lei Maria da…

15 hours ago

Feira de Discos de Vinil de Campinas reúne 20 expositores na Estação CIS Guanabara

(foto adriano rosa - divulgação) A Feira de Discos de Campinas realiza mais uma edição,…

17 hours ago

Exposição reúne acervos e obras contemporâneas da arte postal na Biblioteca Zink

Antes da internet encurtar distâncias, cartas, selos e envelopes eram suportes para o diálogo e…

1 day ago

Favela Inspira abre inscrições para workshops em três atividades gratuitas

Lu Ahumy, que ministra a oficina de culinária indígena. (foto divulgação ) A arte, a…

1 day ago