Trio Harmônica Brasilis apresenta obras de Alberto Nepomuceno e Guerra-Peixe

O Nacionalismo de Alberto Nepomuceno e Guerra-Peixe estarão presentes na apresentação musical do Trio Harmônica Brasilis que acontecerá no próximo dia 12 de setembro, às 20h, no teatro do Sesi Amoreiras, em Campinas.

Alberto Nepomuceno (1864-1920) tornou-se o pai do Nacionalismo ao apresentar, em 1895, no Instituto Nacional de Música do Rio de Janeiro, uma série de canções operísticas com uma novidade, as letras em português. Ao longo de sua vida, foram mais de 200 composições com características rítmicas essencialmente brasileiras. César Guerra-Peixe (1914-1993), com um olhar extremamente crítico tanto de sua obra quanto de tudo o que acontecia ao seu redor, participando dos movimentos culturais mais importantes de sua época, deixou um importante legado artístico, não só por suas belas e inspiradas criações musicais, mas também por suas realizações como pesquisador, professor e ensaísta.

Inspirado nessa herança nacionalista, o trio Harmônica Brasilis apresenta obras desses dois importantes nomes no ano da comemoração de seus nascimentos: Alberto Nepomuceno há 150 anos e Guerra-Peixe há 100 anos.

O espetáculo é livre e gratuito. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Trio Harmônica Brasilis – O Nacionalismo de Alberto Nepomuceno e Guerra-Peixe
Sesi Amoreiras
12 de setembro, às 20h
Erudito, 60 min
Harmônica: José Staneck | Piano: Cristina Andreatti | Violoncelo: Claudio Bertalot
L – Livre para todos os públicos
Entrada gratuita

Recent Posts

Haddad critica em Campinas fracasso do PIB de SP em relação ao crescimento do governo Lula

(imagem reprodução) A convenção da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) oficializou neste…

1 day ago

Brasil nega visto a norte-americanos suspeitos de conluio com Flávio Bolsonaro para tumultuar eleição

(foto fernando frazão - ag brasil) O Ministério das Relações Exteriores brasileiro confirmou neste sábado…

1 day ago

Filme Alma Viva, da cineasta Cristèle Meira, tem sessão gratuita

(imagem divulgação) O Cineclube da ADunicamp realiza, na próxima quarta-feira, 29 de julho, nova edição…

1 day ago

EUA impõe Tariflávio de 37,5% e vai mandar emissários para atacar sistema eleitoral brasileiro

(imagem reprodução wikipedia) Para subjugar politicamente e explorar os recursos do Brasil como uma colônia…

2 days ago

Polícia Federal investiga Dark Horse como lavanderia milionária da família Bolsonaro

(imagem reprodução) Imagina usar a produção de um filme para disfarçar uma grande lavagem de…

2 days ago

Slacker Tour: banda carioca de indie rock Oruã traz show de seu último álbum a Campinas

(foto alessia pelistri - divulgação) A banda carioca Oruã se apresenta no Lola Bar, em…

2 days ago