Ima cria programa para pais acompanharem o desempenho escolar do filho pela internet

O Ima (Informática dos Municípios Associados), empresa municipal de economia mista, criou uma programa que permite aos pais dos alunos da Rede Municipal de Ensino fazer o acompanhamento pela internet do boletim escolar e da frequência dos alunos.

Boletim do aluno será acessado pela internet

O programa, lançado nesta sexta-feira (5) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, beneficiará perto de 50 mil alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. A ferramenta, chamada de Boletim Eletrônico, pode ser acessada por meio de smartphones, tablets e PC.
Antes de ser usada por pais de alunos, a ferramenta poderia ser usada pela própria Secretaria de Educação para impedir uma das chagas da educação brasileira: a evasão escolar. A ferramenta dá condições para que a Secretaria atue de forma imediata (por meio de um bom programa de assistência ao aluno e à família) para evitar que alunos abandonem a escola antes do 9º ano, além de fazer o acompanhamento do rendimento do aluno. O Boletim Eletrônico não pode se transformar numa desculpa para a Secretaria de Educação transferir as responsabilidades da frequência e do desempenho do aluno para os país.

O Boletim Eletrônico será implementado em etapas. Nesse primeiro momento, terão acesso os pais dos alunos dos 6º aos 9º anos do Ensino Fundamental, um total de 8.700 estudantes. Os pais dos estudantes do 1º ao 5º ano, 10.200 alunos, terão acesso à avaliação descritiva (desempenho).

Para a educação infantil, que hoje conta com 31.900 alunos matriculados, o sistema começa a operar a partir de 2015, junto com o início do ano letivo. A frequência dos alunos poderá ser acompanhada a partir de outubro próximo, assim como o calendário escolar.

“A ferramenta virtual não dispensa os pais das reuniões periódicas na escola mas, por outro lado, permite um acompanhamento instantâneo da vida acadêmica do aluno”, afirmou o diretor pedagógico Júlio Moreto. A iniciativa surgiu por meio da lei municipal, de autoria do vereador Pastor Elias Azevedo (PSB) A ferramenta digital estará à disposição no site da Prefeitura (www.campinas.sp.gov.br), na página da Secretaria de Educação.

Para ter acesso, os pais ou responsáveis pelo aluno devem procurar a escola onde o estudante está matriculado e fazer um cadastro para obter a senha de acesso. Ela é necessária porque garante a segurança das informações referentes ao aluno. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Mulheres protestam em todo Brasil contra o feminicídio e a violência do machismo

(foto marcelo camargo ag brasil) Mulheres de diversas cidades brasileiras saíram às ruas neste domingo…

17 hours ago

Ciclo sobre cinema e psicanálise exibe a comédia ‘Boa Sorte, Leo Grande’ com Emma Thompson

(imagem reprodução - divulgação) O projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” realiza no…

2 days ago

Campinas Hip Hop terá dez horas de shows gratuitos, com Mano Brow e mais 19 artistas; confira a programação

(foto jeff delgado - divulgação) Um dos maiores encontros de cultura urbana do Estado de…

3 days ago

Concerto de música sacra na Catedral celebra a padroeira de Campinas

(foto firmino piton - pmc) A Catedral Metropolitana de Campinas será palco neste domingo, 7…

3 days ago

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

3 days ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

3 days ago