Com uma demanda maior, o uso do estoque se faz necessário e está cada vez mais baixo. Em janeiro de 2013 eram 200 litros em estoque; em dezembro, 167 litros; em janeiro deste ano, apenas 149 litros e em setembro, 35 litros.
A coordenadora Cláudia Sampaio ressalta que a seca e a falta de conhecimento das mães fez com que a doação caísse. “Muitas não sabem que doar, além de ser um ato de caridade, é muito fácil. Fornecemos todo o material e retiramos o leite na casa da doadora”, explica Cláudia.
O Banco de Leite necessita e aceita doações durante o ano inteiro. Para doar, é necessário que a lactante seja saudável, amamente o próprio filho e produza uma quantidade excedente de leite que será doado de forma voluntária. A doadora recebe orientações sobre a coleta e estocagem do leite humano, que é realizada em sua própria casa.
As pessoas que tiverem interesse podem entrar em contato pelo telefone 3306-6039, ou comparecer ao Banco de Leite Humano, na Maternidade de Campinas, Avenida Orosimbo Maia, 165, 5º andar. (Carta Campinas com informações de divulgação)