As urnas para votação estarão em igrejas, nas sedes de comunidades e sindicatos, em terminais de ônibus, entre outros. Qualquer pessoa com idade superior a 16 anos pode participar desde que apresente documento com foto. É possível também votar pela internet, no seguinte endereço eletrônico: www.plebiscitoconstituinte.org.br. O período de votação vai até o dia 7 de setembro.
Integrante do Comitê Nacional do Plebiscito, o deputado Renato Simões (PT/SP) ressalta a importância de a população participar de forma expressiva da consulta. “Desde a Constituição de 1988 o Congresso Nacional não fez nenhuma alteração importante. Não se autoreformou nem reformou as instituições”, diz.
Segundo o deputado, com a participação popular massiva nesta consulta será possível pressionar o Congresso para a realização de um plebiscito oficial pela Justiça Eleitoral. “O plebiscito é um processo pedagógico para a formatação de uma nova consciência sobre a necessidade da Reforma Política”, pondera o deputado.
O deputado Renato Simões (PT) lembra que o sistema político atual favorece as campanhas milionárias, estimula a falta de representatividade de mulheres, negros e negras, de sem-terra, de índios e de trabalhadores em geral, entre outros. “A reforma é urgente também porque a política no país chegou a um patamar de desmoralização que compromete o projeto democrático”, avalia.
Na consulta popular que começou nesta segunda-feira, a população escolherá as alternativas sim ou não para a instalação de uma Constituinte que se ocupe exclusivamente das alterações no modelo político atual. Desta forma poderão ser efetuadas mudanças em aspectos como por exemplo, o financiamento privado das campanhas, o voto nominal, entre outros.
(foto marina cabizuca - divulgação) A cantora Verônica Ferriani e o músico Alfredo Del-Penho cantam…
Márcia Lopes (imagem fábio rodrigues pozzebom - ag brasil) Publicação produzida pela ADunicamp em parceria…
(imagem reprodução) O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) intensificou o processo de redução do serviço…
(foto bruno cardoso - divulgação) O ator e dramaturgo Douglas Chaves apresenta em Campinas o…
(foto vinícius santos - divulgação) A exposição “Na Flor da Pele”, da artista visual Joy…
(foto mariana petrucci - divulgação) Duas tradições e memórias musicais distintas – as da viola…