‘Viagem à Lua’, de Méliès, e ‘A Viagem Extraordinária’ terão exibições gratuitas

Como parte da programação do “Cine-Sesi no mundo” – Cinema Francês dos primórdios aos nossos dias, o Sesi Amoreiras, em Campinas, exibirá na próxima quinta-feira, 7, às 20h, um clássico do cinema francês, o filme “Viagem à Lua”, de Georges Méliès. 

No filme de apenas 13 minutos, onde as relações entre o cinema e a magia, além da própria teatralidade das imagens e montagens grandiosas de cenários ainda eram muito presentes, o professor Barbenfouillis convence seus colegas a participarem de uma viagem de exploração à Lua. Eles partem em uma nave que aterrissa no olho direito do satélite. Lá encontram habitantes hostis que os levam ao seu rei. Os terráqueos conseguem fugir quando descobrem que os inimigos viram fumaça a um simples toque de guarda-chuva. A versão que será exibida foi colorida a mão e considerada perdida por muitos anos. Em 1993, após ser encontrada, passou por um longo processo de restauração completa, finalizado em 2010 – um dos mais complexos e ambiciosos já realizados na história do cinema e que possibilitou a recuperação de 13.375 fotogramas. Em seguida, o filme mudo ganhou trilha sonora assinada pelo duo francês de música eletrônica Air, composto por Nicolas Godin e Jean-Benoît Dunckel. 

Logo após o filme de Méliès, será exibido ‘A Viagem Extraordinária’, um documentário com direção de Eric Lange e Serge Bromberg sobre o fundamental Viagem à Lua, de 1902, clássico da ficção científica realizado por Georges Méliès e restaurado em 2010.

As exibições são livres e gratuitas. (Carta Campinas com informações de divulgação)

 

 

Recent Posts

Brasil tem crescimento expressivo de ataques contra a mulher e aumento da violência sexual

(imagem reprodução) A cada 24 horas, 12 mulheres, em média, são vítimas de violência em…

13 hours ago

Unicamp promove Oficina gratuita online com foco nas mulheres na ciência

(imagem divulgação ifgw) Em celebração ao Dia Internacional das Mulheres, o Instituto de Física Gleb…

14 hours ago

Inscrições para cursos gratuito de palhaçaria, bambolê e malabarismo estão abertas

(foto leca ramos - divulgação) As inscrições para o curso gratuito “Circo em Jogo –…

14 hours ago

Coletivo de Mulheres Anelo e convidadas comemoram o 8 de março com jam session gratuita

Vih Mendes (foto cláudio alvim - divulgação) No próximo domingo (8), data em que se…

15 hours ago

Monólogo ‘Quando Falta o Ar’ leva ao palco a resistência feminina diante da opressão

(foto firmino piton - divulgação) O espetáculo "Quando Falta o Ar" será apresentado neste domingo,…

15 hours ago

Batuque na Cozinha começa com roda de samba aberta ao público

(foto fabiana ribeiro - divulgação) Campinas recebe, a partir deste sábado, 7 de março, o…

16 hours ago