Produção de energia eólica no Brasil atinge 5 gigawatts e supera energia nuclear

A participação da energia eólica na matriz energética brasileira deve atingir 11% nos próximos dez anos. Segundo o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, esta é a perspectiva com que o governo federal está trabalhando. Ele acrescentou que, atualmente, este é o tipo de energia que mais vai crescer no período depois da hídrica e que a produção no Brasil já ultrapassou a da energia nuclear.

Em agosto, a fonte eólica atingiu a capacidade instalada de 5 gigawatts (GW), o suficiente para abastecer, na média, cerca de 4 milhões de residências ou 12 milhões de pessoas, o que corresponde a uma cidade do tamanho de São Paulo. As usinas de Angra 1 e 2 produzem menos de 2 gigawatts.

O presidente da EPE participou da abertura do 5º Brazil Windpower, promovido anualmente pela Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), pelo Conselho Global de Energia Eólica (Gwec) e pelo Grupo CanalEnergia. O encontro reúne representantes das principais empresas da cadeia produtiva da indústria de energia eólica.

Tolmasquim também informou que o leilão de energia de reserva de 2014, que vai ocorrer no dia 31 de outubro, tem registrado um grande interesse e atingiu mais de mil inscritos. Ele destacou que embora ainda não tenha terminado o processo de habilitação técnica, deve haver um número razoável de usinas habilitadas. “Como os preços-teto são bastante atrativos nos três produtos, tanto no hídrico, como no térmico e eólico/solar, acredito que vai ter muito interessado em participar. As perspectivas são muito boas”, informou destacando que o leilão vai ser competitivo com diferentes tipos de tecnologia e de combustível.

Ainda na abertura a presidenta da ABEEólica, Elbia Melo, disse que o setor está muito otimista neste momento. “Ano passado nós já estávamos muito felizes porque havíamos participado de um leilão de reserva e tínhamos boas sinalizações de contratação. Terminamos o ano de 2013 com resultado surpreendente, muito acima da melhor expectativa” disse. Segundo a presidenta, a perspectiva de contratação para o ano que vem, é boa porque o setor está em um processo de desenvolvimento. (Agência Brasil)

Recent Posts

Recursos da Educação e Saúde foram desviados em emendas para financiar filme de Bolsonaro, indica PF

(imagem reprodução) Os recursos que deveriam ir para área da Saúde e Educação, para construir…

13 hours ago

Depois da estreia em Gramado, documentário sobre liderança trans de Campinas tem sessão gratuita no Convivência

(foto coraci ruiz - divulgação) Depois de estrear oficialmente no 54º Festival de Cinema de…

17 hours ago

Pablo Vieira interpreta sucessos e o lado B de João Bosco no show ‘Coração Tropical’

(foto renan ramos - divulgação) A obra de João Bosco ganha uma leitura para voz…

19 hours ago

Cordelista de Campinas lança primeiro livro na Bienal Internacional do Livro de São Paulo

(foto pedro quintans - divulgação) A literatura de cordel produzida por um artista de Campinas…

20 hours ago

Feira Cult reúne arte autoral e produção independente neste fim de semana em Campinas

(foto firmino piton - pmc) Arte, criação e pequenos negócios ocupam a Sala dos Toninhos,…

20 hours ago

Operação contra produtora do filme Dark Horse só acontece porque André Mendonça não é relator

(imagens stf reprodução) A Polícia Federal cumpre 49 mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira…

21 hours ago