Moraes Moreira faz show gratuito no encerramento do 13º Festival de Inverno

Por Pedro Henrique, de Bragança Paulista

O ex-líder dos Novos Baianos, Moraes Moreira, será a atração de encerramento do 13º Festival de Inverno de Bragança Paulista, neste domingo (17/08).

Show de Moraes Moreira comemora os 40 anos de Acabou Chorare

Acompanhado pelo filho Davi Moraes, o compositor baiano se apresenta em palco aberto ao público, na Arena do Lago do Taboão, cartão postal da cidade, às 18h.

Moraes Moreira executa o show de comemoração dos 40 anos do álbum “Acabou Chorare”, lançado pelos Novos Baianos em 1972. O repertório inclui clássicos como Preta Pretinha, Tinindo Trincando e Brasil Pandeiro. O show de abertura será da banda local Matéria Rã.

A vinda do músico é parte da meta da nova gestão da Secretaria de Cultura e Turismo, assumida em junho pelo então vereador Luis Henrique Duarte (PV), o Quique Brown, após um período de críticas à gestão anterior, devido à ausência de projetos e à não prestação de contas.

O novo secretário explica que o critério para trazer Moraes Moreira foi porque “queríamos um artista historicamente importante, relevante, enfim, com uma trajetória rica. E o Moraes preenche tranquilamente todos esses itens e vários outros.”

O 13º Festival de Inverno de Bragança Paulista, de proposta eclética, trouxe também Yamandu Costa, Ratos de Porão e Thaíde. “Nossa meta foi trazer artistas importantes dos mais diversos estilos e que jamais precisaram da grande mídia pra se promover. Acreditamos que é dever do Estado dar suporte a esse tipo de artista.”, explica Quique Brown.

Esta é também a primeira edição do festival que dá espaço a artistas locais com shows de abertura em todos os eventos musicais.

Acabou Chorare, 1972

O segundo e mais famoso álbum dos Novos Baianos tem sido motivo de comemoração ainda dois anos após o quadragésimo aniversário. Considerado um dos mais influentes da MPB, “Acabou Chorare” foi eleito entre os 100 maiores discos da música brasileira pela Revista Rolling Stone, em 2007.

O disco se destacou por fundir gêneros nacionais como samba e a bossa nova com o rock psicodélico estrangeiro e tem contribuições de compositores como Assis Valente e João Gilberto. Destacou-se por ser um álbum repleto de hits (Preta Pretinha, Brasil Pandeiro, Mistério do Planeta, Besta é Tu, entre outros) e considerado “cult” ao mesmo tempo.

Serviço:
Show de Moraes Moreira e Davi Moraes
Data: domingo, 17/08
Horário: a partir das 18h
Local: Arena do Lago, Bragança Pta.- SP
Entrada e classificação etária: livre

Recent Posts

Verônica Ferriani e Alfredo Del-Penho cantam Cartola em show em Campinas

(foto marina cabizuca - divulgação) A cantora Verônica Ferriani e o músico Alfredo Del-Penho cantam…

38 minutes ago

Ministra das Mulheres participa do lançamento de cartilha sobre direitos da mulher em Campinas

Márcia Lopes (imagem fábio rodrigues pozzebom - ag brasil) Publicação produzida pela ADunicamp em parceria…

1 hour ago

Governo Tarcísio acaba com 2.814 cargos de professores do ensino técnico

(imagem reprodução) O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) intensificou o processo de redução do serviço…

1 hour ago

‘As Cartas que Nunca Escrevi’ comemora os 20 anos da companhia Corpo Santo Teatro

(foto bruno cardoso - divulgação) O ator e dramaturgo Douglas Chaves apresenta em Campinas o…

1 hour ago

Exposição ‘Na Flor da Pele’, de Joy Kali, investiga o corpo como território de transformação

(foto vinícius santos - divulgação) A exposição “Na Flor da Pele”, da artista visual Joy…

16 hours ago

Viola caipira e cravo barroco se encontram em shows comentados com Ricardo Matsuda e Patricia Gatti

(foto mariana petrucci - divulgação) Duas tradições e memórias musicais distintas – as da viola…

18 hours ago