Categories: Geral

Exposição do cartunista Bordalo Pinheiro também traz obras de Bira Dantas e Fabiano Carriero

Foi aberta ao público no último dia 1º de agosto, sexta-feira, uma exposição itinerante dedicada à vida e obra do pintor, caricaturista e escultor contemporâneo Rafael Bordalo Pinheiro. 

Na exposição que acontece na Biblioteca Municipal Professor “Ernesto Manoel Zink” durante todo mês de agosto, o público poderá ver seis painéis do artista português que registram a vida política do século XIX, cedidos pelo Museu “Rafael Bordalo Pinheiro”, localizado na Câmara Municipal de Lisboa. Além disso, serão expostos os trabalhos de dois importantes caricaturistas de Campinas, Bira Dantas e Fabiano Carriero.  

Bordalo Pinheiro foi precursor do cartaz artístico em Portugal e viveu quatro anos no Brasil, chegando em 1.875. Aqui, fundou o periódico Lanterna Mágica, no qual criou o personagem ‘Zé Povinho’ e colaborou nos periódicos ‘O Mosquito’ e ‘O Fígaro’. Também foi responsável pela fundação do ‘Psit!’ e de ‘O Besouro’, no qual eram estampadas caricaturas satirizando os políticos locais. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição Itinerante ‘Rafael Bordalo Pinheiro’
Data: de 1º a 31 de agosto
Horário: de segunda a sexta-feira das 9 às 17 horas
Local: Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink”
Endereço: Av. Benjamin Constant, 1633 – Centro

Cultura Carta

Recent Posts

Vini de Oliveira, da direita, é condenado por fake news contra flotilha e vereadora

(foto global sumud flotilla) A Justiça condenou o vereador de Campinas Vini de Oliveira (Cidadania)…

9 hours ago

Educadores podem inscrever projetos que fortalecem o diálogo nas escolas até o dia 30 de abril

Professora e intérprete de Libras Michelle Gonçalves Dinamarco, vencedora do concurso em 2025 (imagem divulgação)…

11 hours ago

Coletivo de fortalecimento feminino na literatura marca presença no Flipoços 2026

(imagem divulgação) Coletivo de fortalecimento feminino através da literatura marca presença no Flipoços 2026 com…

11 hours ago

Projeto quer a população na gestão e decisões sobre parques e áreas verdes de Campinas

Bosque dos Jequitibás (foto rogério capela - arquivo pmc) Um Projeto de Lei Ordinária (PLO)…

12 hours ago

Bolsonarinho 01 tem plano de congelar investimentos em educação e saúde da população

(foto pedro frança - senado federal) O Bolsonarinho 01 (PL) , o filho mais velho…

14 hours ago

Casa do Sol abre as portas para a terceira edição das Hilstianas; confira a programação

(foto nina pires - divulgação) A Casa do Sol, em Campinas, se transforma novamente em…

16 hours ago