Coleta mecanizada, que gerou insatisfação em Barão Geraldo, chega ao Cambuí

A coleta de lixo mecanizada, que a prefeitura de Campinas implantou inicialmente na Cidade Universitária, em Barão Geraldo, será iniciada dia 12 de agosto no Cambuí, região central da cidade. A implantação em Barão Geraldo gerou insatisfação em parte dos moradores. Entre os problemas apontados por moradores em sites e páginas de rede sociais estão a distância da caçamba, a não adesão de moradores, que continuam colocando o lixo nas lixerias e a presença de caçambas somente para lixo orgânico. Uma pesquisa informal mostrou que 95% dos moradores reciclam o lixo na cidade universitária.

Coleta mecanizada

O novo sistema abrangerá o Cambuí e um perímetro expandido entre as avenidas Orosimbo Maia e José de Sousa Campos (conhecida como Norte Sul), e Francisco Glicério na altura da Moraes Sales. Moradores destas regiões serão informados sobre o novo sistema por meio de uma campanha institucional que começa a ser vinculada na imprensa na terça-feira, dia 5 de agosto. No dia 6 começa o trabalho de orientação junto à população por meio de panfletagem. E uma audiência pública será realizada na sexta-feira, 8 de agosto, no São Vermelho da Prefeitura para informar, dar detalhes técnicos, esclarecer dúvidas e ouvir contribuições dos moradores.

A estimativa é de sejam instalados no Cambuí expandido de 800 a 1 mil contêineres num prazo de 30 dias. “O Cambuí por ser particularmente uma área verticalizada com muitos prédios, além de bares e restaurantes, deverá receber de 4 a 6 contêineres por quadra e uma distância entre eles de 20 metros no máximo”, explica o secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella.

Cada contêiner tem capacidade de mil litros, é hermeticamente fechado com tampas e tem rodas. Na coleta, o caminhão para ao lado do contêiner, um coletor acopla o equipamento aos braços mecânicos do caminhão e o suspende. O lixo é despejado no caminhão compactador e segue para o aterro sanitário. O contêiner é recolocado em sua posição inicial.

Para o secretário, o sistema tem menor odor, mais higiene. Ele também afirmou que os contêineres serão esvaziados diariamente e a cada 30 dias serão higienizados. A coleta mecanizada foi prevista no Plano Municipal Integrado de Resíduos Sólidos, que integra o Plano Municipal de Saneamento Básico. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

3 hours ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

4 hours ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

4 hours ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

4 hours ago

Mulheres Vivas: Campinas participa de mobilização nacional contra escalada de feminicídios no domingo

(foto fernando frazão - agência brasil) Neste domingo, 7 de dezembro, o Movimento Nacional Mulheres Vivas…

4 hours ago

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

1 day ago