Coleta mecanizada, que gerou insatisfação em Barão Geraldo, chega ao Cambuí

A coleta de lixo mecanizada, que a prefeitura de Campinas implantou inicialmente na Cidade Universitária, em Barão Geraldo, será iniciada dia 12 de agosto no Cambuí, região central da cidade. A implantação em Barão Geraldo gerou insatisfação em parte dos moradores. Entre os problemas apontados por moradores em sites e páginas de rede sociais estão a distância da caçamba, a não adesão de moradores, que continuam colocando o lixo nas lixerias e a presença de caçambas somente para lixo orgânico. Uma pesquisa informal mostrou que 95% dos moradores reciclam o lixo na cidade universitária.

Coleta mecanizada

O novo sistema abrangerá o Cambuí e um perímetro expandido entre as avenidas Orosimbo Maia e José de Sousa Campos (conhecida como Norte Sul), e Francisco Glicério na altura da Moraes Sales. Moradores destas regiões serão informados sobre o novo sistema por meio de uma campanha institucional que começa a ser vinculada na imprensa na terça-feira, dia 5 de agosto. No dia 6 começa o trabalho de orientação junto à população por meio de panfletagem. E uma audiência pública será realizada na sexta-feira, 8 de agosto, no São Vermelho da Prefeitura para informar, dar detalhes técnicos, esclarecer dúvidas e ouvir contribuições dos moradores.

A estimativa é de sejam instalados no Cambuí expandido de 800 a 1 mil contêineres num prazo de 30 dias. “O Cambuí por ser particularmente uma área verticalizada com muitos prédios, além de bares e restaurantes, deverá receber de 4 a 6 contêineres por quadra e uma distância entre eles de 20 metros no máximo”, explica o secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella.

Cada contêiner tem capacidade de mil litros, é hermeticamente fechado com tampas e tem rodas. Na coleta, o caminhão para ao lado do contêiner, um coletor acopla o equipamento aos braços mecânicos do caminhão e o suspende. O lixo é despejado no caminhão compactador e segue para o aterro sanitário. O contêiner é recolocado em sua posição inicial.

Para o secretário, o sistema tem menor odor, mais higiene. Ele também afirmou que os contêineres serão esvaziados diariamente e a cada 30 dias serão higienizados. A coleta mecanizada foi prevista no Plano Municipal Integrado de Resíduos Sólidos, que integra o Plano Municipal de Saneamento Básico. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

10 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

16 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago