Empresa inaugura em Campinas fábrica de mosquito transgênico que combate a dengue

Produção de mosquitos modificados geneticamente

A empresa britânica Oxitec inaugurou hoje em Campinas uma fábrica para a produção de mosquitos Aedes Aegypti modificados geneticamente. É a primeira fábrica de mosquidos contra a dengue do Brasil. A cidade de Campinas, ironicamente, teve este ano a maior epidemia de dengue da histórica, com mais de 40 mil casos, segundo as últimas contagens da Secretaria de Saúde da cidade.

Testes com os mosquidos geneticamente modificados foram realizados em Juazeiro na Bahia e reduziu a transmissão da dengue.
A empresa produz apenas mosquitos machos, que não picam, e dessa forma não podem contaminar pessoas. Idênticos aos insetos selvagens, os mosquitos se acasalam com as fêmeas, mas geram uma cria que morre antes de atingir a fase fértil. Os testes mostraram que o novo inseto sobrevive de 2 a 4 dias na natureza. A fábrica tem capacidade para produzir 2 milhões de mosquitos por mês.

Após os testes na cidade baiana, a Oxitec recebeu a aprovação do CNTBios do Ministério da Ciência e Tecnologia brasileiro para a liberação comercial dos mosquitos geneticamente modificados.

A Secretaria de Saúde de Campinas estuda a eficácia desta técnica e ressalta que o uso do mosquito geneticamente modificado deve ser uma ação complementar, que não substitui as iniciativas de combate que já vêm sendo realizadas no município.

A empresa é sediada em Oxford (Reino Unido) e pretende, no Brasil, estabelecer parcerias com governos municipal, estadual e federal para ajudar na busca de meios de combate ao mosquito da dengue. Os testes realizados pela empresa, na cidade de Juazeiro apontaram uma redução acima de 80% na população de Aedes aegypti selvagens adultos. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Brasil tem crescimento expressivo de ataques contra a mulher e aumento da violência sexual

(imagem reprodução) A cada 24 horas, 12 mulheres, em média, são vítimas de violência em…

5 hours ago

Unicamp promove Oficina gratuita online com foco nas mulheres na ciência

(imagem divulgação ifgw) Em celebração ao Dia Internacional das Mulheres, o Instituto de Física Gleb…

5 hours ago

Inscrições para cursos gratuito de palhaçaria, bambolê e malabarismo estão abertas

(foto leca ramos - divulgação) As inscrições para o curso gratuito “Circo em Jogo –…

6 hours ago

Coletivo de Mulheres Anelo e convidadas comemoram o 8 de março com jam session gratuita

Vih Mendes (foto cláudio alvim - divulgação) No próximo domingo (8), data em que se…

7 hours ago

Monólogo ‘Quando Falta o Ar’ leva ao palco a resistência feminina diante da opressão

(foto firmino piton - divulgação) O espetáculo "Quando Falta o Ar" será apresentado neste domingo,…

7 hours ago

Batuque na Cozinha começa com roda de samba aberta ao público

(foto fabiana ribeiro - divulgação) Campinas recebe, a partir deste sábado, 7 de março, o…

7 hours ago