Com produção original do Sesi – SP, texto e direção de Leonardo Moreira, a história é contada na forma de um poema cênico de sete faces: sete personagens que carregam o engenho, a ironia e a melancolia do universo lírico de Drummond. O espetáculo refaz, por meio de movimentos, voos e palavras, os encontros e desencontros desses personagens, cujas histórias são contadas ao mesmo tempo e ambientadas em uma pequena cidade em que até as palavras são levadas pelo vento – nela, os habitantes vivem amarrados por cordas para não serem movidos pela ventania e a vida de todos é narrada pelo rádio, pois suas vozes não podem ser ouvidas. Tudo muda quando, no dia de um casamento que não acontece, a ventania cessa e os personagens antes “menores que o mundo” têm a chance de mudar suas trajetórias.
Aos elementos simbólicos do universo drummondiano se somam elementos vindos do circo, da música, da dança e do teatro. Em uma reunião de todos eles, o espetáculo refaz – em movimentos, voos, palavras – os encontros e desencontros de personagens retirados da obra do poeta mineiro. Personagens frágeis, loucos, narcisistas, líricos, patéticos, em completo descompasso com o lugar, ora maiores que o mundo, ora menores que o mundo. O tom poético que atravessa o espetáculo se deixa ver também na delicadeza do cenário, no aspecto onírico que a construção de cada cena consegue transmitir ao público.
A apresentação é gratuita. Mais informações sobre o espetáculo na página da Cia. (Carta Campinas com informações de divulgação)