Cineasta que trabalhou com Mazzaropi e participou da Boca do Lixo lança livro em Campinas

O cineasta Virgilio Roveda, que trabalhou com Mazzaropi e participou da Boca do Lixo, em São Paulo, lança a sua biografia, O Coringa do Cinema, escrita pelo jornalista Matheus Trunk, no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas no próximo dia 4 de junho, quarta-feira, às 19h. 

Conhecido no meio cinematográfico como Gaúcho, o técnico trabalhou na realização de mais de 60 filmes brasileiros, sendo que, em treze deles, trabalhou junto com José Mojica Marins, o Zé do Caixão, e nove foram os filmes feitos em parceria com Mazzaropi.

Além do lançamento do livro, o evento terá a exibição do curta-metragem Uma Rua Chamada Triumpho (1969), de Ozualdo Candeias, e do documentário Mazzaropi: o Jeca Empreendedor (2012) de Amanda Cotrim, Danilo Zanini, Marcelo de Barros, Priscila Souza e Renata Ananias. Após os filmes, será realizada uma palestra.

O livro O Coringa do Cinema foi escrito pelo jornalista Matheus Trunk e publicado pela editora Giostri. A obra aborda a vida profissional de Roveda dentro do cinema brasileiro em cinco décadas de carreira, mostrando a trajetória profissional de um personagem muitas vezes esquecido na nossa cinematografia: o técnico, como diz  Matheus Trunk, autor do livro.

O evento é gratuito. (Carta Campinas com informações de divulgação)

 

Recent Posts

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

14 minutes ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

1 hour ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

1 hour ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

2 hours ago

Mulheres Vivas: Campinas participa de mobilização nacional contra escalada de feminicídios no domingo

(foto fernando frazão - agência brasil) Neste domingo, 7 de dezembro, o Movimento Nacional Mulheres Vivas…

2 hours ago

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

1 day ago