O espetáculo é fruto de uma pesquisa iniciada pela Cia. em 1998 com a montagem do texto Puntila e seu criado Matti, de Bertolt Brecht e já circulou por importantes festivais e temporadas nacionais.
No espetáculo, com criação, direção, adaptação e atuação de Daves Otani e Eduardo Osorio, e codireção de Verônica Fabrini, Daves Otani e Eduardo Osorio, inspirados em Brecht, Chaplin, entre outras referências, fazem uma reflexão bem humorada sobre a relação patrão e empregado. Uma criação própria sobre dois homens que se encontram, os personagens título, um patrão – que sóbrio é um crápula e embriagado é um camarada – e seu motorista, um aproveitador das situações que luta para manter seu emprego. Entre bonecos em tamanho humano, que trazem um tom grotesco do bufão, os atores se alternam nas personagens e brincam com a possibilidade de todos serem patrões e todos serem empregados.
Influenciada pelo imaginário fantástico que atravessa “Os Caprichos”, de Goya – uma série composta por 80 imagens, produzidas em 1797, que satirizam a sociedade da época, mas também resgatam costumes vulgares e lendas populares de tradição espanhola – a peça tem um visual soturno e um humor sarcástico, que procura traduzir a crueldade do mundo contemporâneo e suas relações com o poder do capital. A improvisação é o recurso principal desse trabalho, colocando o ator no centro de uma criação cênica onde ninguém é só motorista… mudam as situações, invertem-se os papéis.
Goya nos propõe uma reflexão plástica ao mostrar-nos humanos animalizados e animais humanizados, fazendo-nos pensar sobre as relações entre os homens, bem como, a relação dos homens com a natureza. Essas relações estão, de uma maneira ou de outra, dominadas pelo poder do dinheiro e continuam a produzir suas vítimas, sejam elas humanos ou animais. Tentamos trazer para o palco essas contradições, com personagens extremamente humanos e atos assustadoramente desumanos. Essa zona de indefinição entre o humano e o inumano é representada por bonecos que dividem o palco com os atores.
A apresentação será gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Espetáculo “Portela patrão; Mário motorista”
Criação, direção e atuação: Daves Otani e Eduardo Osorio
Co-direção: Verônica Fabrini
Provocação cênica: Alexandre Caetano, Andreas Simma e Moacir Ferraz
Trilha Sonora: Silas Oliveira
Iluminação: Verônica Fabrini e Bruno Garcia
Figurino e Cenário: Daves Otani e Eduardo Osorio
Confecção de Bonecos (cabeças e mãos): Helô Cardoso e Caio Sanfelice
Confecção de Bonecos (corpo): Francisco Ivan Russo
Realização: Boa CompanhiaData/ Hora: 27/06/14 – sexta-feira, 20h
Local: Teatro do SESI Campinas – Av. das Amoreiras, 450, Parque Itália
Duração: 70 minutos
Não recomendado para menores de 14 anos.
Entrada Gratuita – retirada na bilheteria 1h antes do início do espetáculo