De acordo com o tema desta edição, o foco será nas aulas práticas – individuais e de conjunto – ampliando as atividades artísticas para outros setores da cidade. As aulas serão ministras por professores da Escola Portátil de Música (Rio de Janeiro), principal expoente do choro contemporâneo. Dessa forma, o Encontro possibilita a vivência dos participantes junto à nomes consagrados da música brasileira no que diz repeito à criação e execução da música. Os professores participantes são: Jayme Vignoli, cavaquinista; Marcus Thadeu, pandeirista; Mauricio Carrilho, violonista de 7 cordas; Paulo Aragão, violonista; Nailor Proveta, clarinetista; Pedro Aragão, bandolinista; Pedro Paes, saxofonista; e Toninho Carrasqueira, flautista.
Além de ministrar as oficinas gratuitas, os professores da Escola Portátil apresentarão o show de abertura do Encontro, “O Baú do Animal”, no dia 4 de maio, às 20h, no Teatro Castro Mendes. Além do Castro Mendes, a programação se estenderá por espaços culturais da Unicamp (Casa do Lago e Auditório do Instituto de Artes), Praça Central de Barão Geraldo, e também no Centro de Integração Social Guanabara. Serão ocupados ainda bares e restaurantes para as atividades de Roda de Choro Aberta, permitindo assim um maior contato do evento com a cidade.
Em seus 6 dias, o Encontro segue o formato dos mais importantes festivais de música do país, favorecendo a participação de artistas, estudantes e do público interessado de outras cidades.
O projeto do sétimo Encontro de Choro da Unicamp foi contemplado pelo edital “Festivais de Artes” do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e conta com diversos parceiros e apoiadores da Unicamp, Secretaria Municipal de Cultura, Comunidade Artística, Espaços Culturais, Casas e Bares da cidade de Campinas. O evento surgiu em 2004 no Instituto de Artes da Unicamp – contando com a organização de alunos, artistas e professores – e, nesta sétima edição, inova pelo seu caráter itinerante que pretende aproximar as atividades artísticas que acontecem no espaço da Universidade, da comunidade de Campinas, ampliando e renovando o público.
A programação completa do evento pode ser conferida AQUI.
(Carta Campinas com informações de divulgação)