Sociedade civil define agenda para conquistar juizado para violência doméstica

Representantes da sociedade civil e parlamentares de Campinas estabeleceram uma agenda para subsidiar a criação de um anexo em uma das Varas Criminais da cidade para o atendimento exclusivo de casos de violência doméstica, caso não seja possível criar ainda um Juizado Especial.

Reunião definiu agenda durante um mễs

A agenda, que foi definida na semana passada em reunião na Câmara de Vereadores, traz os seguintes passos:

1- Buscar dados de violência doméstica contra a mulher em Campinas e região (ex.: ocorrências policiais, processos, audiências e sentenças);

2- Realizar um Debate amplo com a sociedade sobre a demanda (a partir dos dados apurados) X perfil do serviço judicial para casos de violência doméstica desejado;

3- Reunião com o prefeito Jonas Donizette para falar sobre possível participação da Prefeitura, por meio de parceria com TJ, para viabilizar parte da estrutura necessária ao Anexo (ex.: psicólogo, assistente social, profissional de saúde);

4- Discutir com o TJ e juízes da cidade sobre o local que poderá abrigar o anexo, que seja mais adequado, com fácil acesso. Entre a Cidade Judiciária, o Fórum da Vila Mimosa e o Palácio da Justiça;

5- Nova reunião com o presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini Nalini, em até 30 dias.

A criação do Anexo foi apresentada por José Renato Nalini, presidente do TJSP, na segunda (5/5), em encontro com os parlamentares, como alternativa ao Juizado ou Vara Especial de Violência Doméstica solicitado por eles. Na ocasião, o desembargador explicou que o Juizado ou Vara Especial não é viável neste momento devido à falta de juízes no estado de São Paulo. Para isso, o TJ precisa que a Prefeitura contribua com parte da estrutura, como a cessão de profissionais (ex.: psicólogo, assistente social e profissional de saúde).

Participaram da reunião o deputado federal Renato Simões (PT-SP), o vereador Carlão do PT, Paula Selhi, da Coordenadoria da Mulher da Prefeitura, o juiz Cássio Modenesi Barbosa (da 3ª Vara do Fórum da Vila Mimosa, representando o Tribunal de Justiça), além representantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, o SOS Ação Mulher e Família e o Grupo Mulheres da Periferia.

As representantes do Movimento de Mulheres consideraram positivo o Anexo, mas enfatizaram a necessidade de dialogar sobre a estrutura, como e onde vai funcionar, para que o atendimento das mulheres vítimas de violência seja adequado, humanizado, digno. “O Anexo é válido e abre uma perspectiva para a Vara, mas precisamos que este espaço tenha pessoas sensíveis para atender as mulheres, pois muitas vezes elas se sentem novamente violentadas pelo Estado devido a um atendimento inadequado”, disse Cleo Sales Dias, coordenadora do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher.

O juiz Cássio Modenesi Barbosa avalia que a criação do Anexo exige um “trabalho com alto grau de institucionalização”, por isso a importância de um “discurso articulado e consequente, com a contribuição do movimento de mulheres”. Ele vai disponibilizar dados sobre o número de inquéritos e processos relacionados à violência doméstica em Campinas. Paula Selhi disse que vê o Anexo positivamente, como um primeiro passo. “Estou aqui para somar. Temos que unir esforços, porque juntos somos mais fortes”, disse ela.

O deputado Renato Simões e o vereador Carlão acreditam que um Juizado (inicialmente o Anexo) na cidade é fundamental para o enfrentamento à violência contra mulheres e a correta aplicação da Lei Maria da Penha (Lei Federal 11.340/ 2006), em vigor desde 2007. “Saio desta reunião com uma expectativa muito positiva de que a gente vai conseguir viabilizar este Anexo em Campinas, que certamente será uma contribuição muito importante para o combate à esta violência de gênero”, avaliou Carlão do PT. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Seres do imaginário popular sobem ao palco em ‘Memórias de um Povo Estrangeiro’

(foto coletivo nex.arte - divulgação) Reconhecer mitos, lendas e seres de outros mundos vai muito…

2 hours ago

Cali apresenta seu pop brasuca em ‘Trama’, primeiro álbum de sua carreira

(foto luiza meneghetti - divulgação) Costurando desejo, raízes e potência feminina, a cantora e compositora…

2 hours ago

‘Volúpia (II)’: Cháos Coletivo une tragédia grega e América Latina para questionar o patriarcado

O elenco durante ensaio do espetáculo (foto reprodução - instagram) O grupo Cháos Coletivo Teatral…

2 hours ago

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

19 hours ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

20 hours ago

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

24 hours ago