Procon quer saber se Coopermeca informou conveniados sobre portabilidade

O Procon de Campinas notificou a operadora de plano de saúde Cooperativa Médica Campinas (Coopermeca), pertencente ao Hospital e Maternidade Santa Edwiges, para saber se ela comunicou aos seus mais de 1.400 conveniados para que fizessem a portabilidade de plano, como determinou a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em novembro de 2013.

Plano de Saúde precisa notificar os cooperados, diz Procon

A notificação foi encaminhada na última quinta-feira, 22 de maio. A empresa até o início de junho (10 dias) para se pronunciar após a data do efetivo recebimento da notificação.
Em setembro do ano passado, o hospital foi interditado pela Vigilância em Saúde.

A operadora teve 60 dias para informar seus usuários, “mas o Procon não tem notícia de que isso tenha ocorrido, por esse motivo estamos notificando a empresa”, explica a diretora do órgão de defesa dos direitos do consumidor, Lúcia Helena Magalhães.

A portabilidade é o direito que o consumidor tem de optar por outro plano de saúde na data de aniversário do contrato. A pessoa tem três meses para providenciar a mudança se quiser optar por outra operadora. No caso específico do Coopermeca, a Agência Nacional de Saúde e Suplementação (ANS) concedeu a portabilidade especial que permitiria a opção por parte do usuário por outro plano sem que precisasse cumprir qualquer carência ou que perde seus direitos de cobertura. Os planos deveriam ter as mesmas características de cobertura, preço e rede credenciada para que os conveniados não fossem lesados.

O Procon já contatou a ANS solicitando um novo prazo para que os conveniados possam fazer a mudança de plano. “Afinal, são 1.458 vidas que dependem desse convênio e essas pessoas não podem ser lesadas”, afirma a diretora. Se o hospital não atender o paciente, a empresa deverá indicar uma outra instituição, a suas expensas, para atender adequadamente o consumidor.

Os usuários que tiverem qualquer problema de atendimento pelo plano de saúde Coopermeca devem reclamar junto à ANS (www.ans.gov.br), que é o órgão que fiscaliza as operadoras de plano de saúde. E devem também registrar sua queixa no Procon por meio de um dos canais de comunicação, como segue abaixo.

Em 2012, a ANS determinou a alienação da carteira de conveniados do plano de saúde, entretanto isso não ocorreu. Esse procedimento implica na venda da carteira para outra operadora, para que os consumidores continuem tendo seus direitos preservados e sejam atendidos. Segundo Lúcia, se a portabilidade não for concretizada é possível que aconteça a alienação compulsória. Ou seja, a carteira passaria para outros planos à escolha da Agência. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

4 hours ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

5 hours ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

5 hours ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

5 hours ago

Mulheres Vivas: Campinas participa de mobilização nacional contra escalada de feminicídios no domingo

(foto fernando frazão - agência brasil) Neste domingo, 7 de dezembro, o Movimento Nacional Mulheres Vivas…

5 hours ago

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

1 day ago