Mostra reúne cerca de 50 obras reinterpretadas por deficientes visuais e auditivos

Nesta terça-feira, 27 de maio, às 17h30, será aberta a exposição “Um Museu feito para nós, por nós”, no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas. A mostra reúne cerca de 50 obras, entre fotogramas, vídeos, painéis, móbiles e instalações, reinterpretadas por pessoas com deficiência visual ou auditiva em uma experimentação de diferentes linguagens artísticas. 

A exposição é resultado de um projeto realizado nos meses de março e abril, também nomeado como “Um museu feito para nós, por nós”, no qual cerca de cem pessoas cegas e surdas moradoras de Campinas, Paulínia, Jundiaí e São Paulo, participaram de 16 encontros em que foram apresentadas à pluralidade de coleções e temáticas do museu. A partir daí, os participantes puderam se ver como artistas no sentido de assumirem um papel de recriação e protagonismo seja na dança, na música, na fotografia, entre outras expressões artísticas, o que representou um ponto de partida para a acessibilidade.

Como disse a coordenadora do projeto, Juliana Siqueira, “os encontros significaram a oportunidade de fortalecimento da autoestima, exercício de protagonismo e descoberta de potencialidades”. 

A mostra, que tem o apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, acontece até o dia 28 de junho. As visitas podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 16h.  A visitação é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação) 

Um museu feito para nós, por nós
Abertura: terça-feira – 27 de maio, às 17h30
Visitação: terça a sexta, das 10 às 17h; sábados das 10 às 16h. Até 28 de junho
Local: MIS (Rua Regente Feijó, 859, Centro, Campinas, fone: 3733-8800
Entrada gratuita

Recent Posts

‘A universidade e a pesquisa sob ataque no estado de SP’ é tema de debate na Unicamp

(foto unicamp- ju antonio-buainain) Na próxima quarta-feira, 16 de setembro, ADunicamp, STU e DCE realizam…

6 hours ago

Do reino da música ao território da saudade, Os Geraldos apresentam dois espetáculos em Campinas

(foto stephanie lauria – divulgação) Os Geraldos colocam em cena nesta semana em Campinas dois…

8 hours ago

Ivan Vilela abre residência na Unicamp com aula-espetáculo sobre a viola caipira

(foto divulgação) A relação entre a música popular, a tradição oral e o conhecimento produzido…

8 hours ago

Polícia Federal faz operação contra deputado que liga André Mendonça a Daniel Vorcaro

(imagem reprodução) Do ICL - A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta segunda-feira (14) uma operação…

10 hours ago

Drama do Senegal sobre jovem casal que vive em aldeia remota tem sessão gratuita

(imagem divulgação) A ADunicamp retoma, no próximo dia 16 de setembro (quarta-feira), a programação da…

1 day ago

Regina Dias apresenta show com participação do público em tributo a Rita Lee

(imagem reprodução) Na próxima quinta (17/09), a ADunicamp recebe em seu palco, a partir das…

1 day ago