Grupo Clarianas apresenta ‘Girandêra, o Canto Que Precisa Ser Contado’

Na próxima sexta-feira, 16 de maio, às 20h, o grupo Clarianas apresenta o show “Girandêra, o Canto Que Precisa Ser Contado” no Sesi Amoreiras.

Com um repertório de quinze obras autorais e uma do cantor e compositor Chico César, que compõem o CD “Girandêra”, o grupo formado por 3 cantoras/atrizes, um rabequeiro e uma percussionista, que tem como mote principal a investigação da voz da mulher “ancestral” na música popular do Brasil, abre uma janela para o amplo universo sonoro de raiz, que vai do aboio sertanejo ao samba de roda, passa pelas brincantes de coco, ladainhas do catolicismo popular, cânticos indígenas, maracatu-baque-virado, baião, rezas e tambores.

O espetáculo é sempre pontuado por vozes que resgatam a tradição das mulheres cantadeiras e canções marcadas por conteúdos recheados de verdades contundentes sobre a realidade do povo. A apresentação tem início com uma sonoridade nativa, poética, o que os artistas entendem por chegança reflexiva. Aos poucos cresce, verticalizando o protesto. O Clarianas segue numa espiral ascendente, unindo suas vozes aos tambores, poesia e teatralidade, até desembocar com a plateia em um grande festejo que celebra a Girandêra.

A apresentação é gratuita e livre para todos os públicos. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Girandêra, o Canto Que Precisa Ser Contado, com grupo Clarianas
Voz e percussão: Martinha Soares, Naloana Lima e Naruna Costa | Violibeca e violão: Carla Raiza | Percussão: Fefê Camilo | Músicas: Naruna Costa e Naloana Lima | Direção musical e arranjos: Naruna Costa e Giovani di Ganzá | Direção de palco: Mario Pazini | Figurino e espaço cenográfico: Leandro Benites | Iluminação: Alexandre Souza | Produção: Grupo Clariô de Teatro
16 de maio, sexta-feira, às 20h
Sesi Amoreiras
Gratuito e livre para todos os públicos

Recent Posts

Willer Tomaz, o amigo de 5 bilhões de reais de Flávio Bolsonaro

(imagem reprodução div) O advogado Willer Tomaz de Sousa construiu uma trajetória profissional que o…

3 hours ago

Hamilton de Holanda faz show gratuito em mais uma noite do Circuito Sala de Casa

(foto nando chagas - divulgação) Um dos grandes nomes do bandolim brasileiro, Hamilton de Holanda…

5 hours ago

‘TOC TOC – Obsessivamente Divertido’ chega a Campinas com duas sessões no Castro Mendes

(foto divulgação) Seis pessoas com diferentes transtornos obsessivo-compulsivos se encontram na sala de espera de…

6 hours ago

Entidades protestam em frente à Meta contra manipulação do Facebook e Instagram

(imagem reprodução) Diversas organizações da sociedade civil, entre elas o ANDES-SN (Sindicatos Nacional dos Docentes…

24 hours ago

Sala secreta de sócio oculto de Flávio Bolsonaro é estrutura para compra de imóveis em dinheiro vivo

(imagem reprodução) A Polícia Federal (PF) encontrou uma sala secreta em um hangar no Aeroporto…

1 day ago

Na reta final para as eleições, Campinas volta a ocupar as ruas nos atos Sextou com Lula e Bora Lula

Bandeiras erguidas na sexta-feira e uma caminhada no sábado vão marcar os últimos dias de…

1 day ago