Universo do samba está retratado na exposição ‘Luzes e Cores’, de Aluizio Jeremias

Personagens, instrumentos, as cores e o movimento do samba estão retratados nas pinturas do artista Aluizio Jeremias que estarão em exposição a partir do dia 17 de abril no Centro de Cultura Caipira e Arte Popular de Campinas, localizado em Joaquim Egídio.

Na abertura que acontecerá às 19h, o Grupo Sinuca de Bico fará uma apresentação em conjunto com Aluizio, que cantará para o público. O artista de 74 anos de idade, autodidata, foi passista e carnavalesco e, quando jovem, trabalhou como lixeiro para comprar seus pinceis e telas.

Inspirou-se nas obras de Cândido Portinari para pintar o samba, para retratar seu universo (samba/carnaval e cultura negra), carregando assim toda sua comunidade nas suas telas de cenas quentes e vibrantes a retratar o mundo do samba, personagens históricos, o costumes do povo da sua época e, como não poderia deixar de estar presente, a história negra, com o objetivo de reunir e difundir os valores relacionados à educação, arte, política e religião do povo negro, elementos formador do povo brasileiro.

A exposição poderá ser vista gratuitamente até dia 27 de julho às quintas e sextas-feiras, das 15h às 20h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição LUZES e CORES de ALUIZIO JEREMIAS
Centro de Cultura Caipira e Arte Popular de Campinas
Rua José Inácio, 14 – Joaquim Egídio – Sub Distrito de Campinas.
Abertura : 17 de Abril de 2014 às 19 hs
Periodo de 17 de abril a 27 de julho
Horários : 5ª e 6ª das 15 às 20hs
sábados e domingos: Das 10 às 18hs

Recent Posts

Solo de teatro ‘Belmira’ traz para o centro da cena a violência nas escolas

(foto brendo trolesi - divulgação) A peça “Belmira” chega ao palco do Sesc Campinas na…

13 minutes ago

Campinas terá torcida coletiva pelo Brasil no Oscar com transmissão ao vivo, curta e pipoca

(foto divulgação) No domingo, 15 de março, o espaço Paulistânia Desvairada, em Campinas, promove uma…

28 minutes ago

Senado aprova o fim da lista tríplice para escolha de reitor das universidades

(foto senado federal) Uma vitória da ciência e da autonomia universitária contra o autoritarismo. O…

12 hours ago

Pensador Michael Löwy faz palestra em evento na Unicamp

(imagem reprodução) A ADunicamp sediará, no dia 11 de março, o seminário “Intelectuais, Sociedade e…

16 hours ago

Sexta-feira 13 terá madrugada de terror dentro do museu com cinema e performances

(imagem divulgação) Uma madrugada inteira dedicada ao terror e à ocupação cultural de um espaço…

22 hours ago

Verônica Ferriani e Alfredo Del-Penho cantam Cartola em show em Campinas

(foto marina cabizuca - divulgação) A cantora Verônica Ferriani e o músico Alfredo Del-Penho cantam…

23 hours ago