A Rede Globo não é simplesmente a maior emissora de TV do Brasil, mas pode ser considerada também a empresa com melhor estratégica e penetração no Congresso Nacional e no Poder Judiciário. No último sábado (26), promotoras do Ministério Público do Estado de São Paulo participaram de um evento promovido pela Globo e posaram em fotos com camiseta com o símbolo da emissora. Essa é mais uma demonstração de que a Rede Globo tem investido numa excelente relação com o Poder Judiciário e Ministério Público.
Por meio do evento chamado Ação Global, em parceria com o sistema S, a emissora fica mais próxima de todas as áreas da Justiça. Veja essa nota de uma Associação de Magistrados do Rio. “O TRT/RJ foi convidado para participar do evento Ação Global Nacional, promovido pelo Sistema Sesi/Firjan em parceria com a Rede Globo de Televisão, no dia 26/4, das 8h às 16h, na Quadra da Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro (Rua Silva Teles, 104, bairro Andaraí). (Link da Página)
Na matéria sobre o evento ocorrido em São Paulo, publicado pelo próprio Ministério Público do Estado de São Paulo, promotoras aparecem em foto ao lado de Murilo Rosa, um dos galãs da Globo. Será que algum dia essas promotoras poderão mudar de área de atuação e ficarem diante de um processo contra a Rede Globo?
Veja matéria do próprio MP:
“Os atores Murilo Rosa e Malu Mader, da Rede Globo, elogiaram a Cartilha “Mulher, Vire a Página”, produzida pelo MP-SP para conscientizar a população sobre o problema da violência contra a mulher. Os dois fizeram questão de divulgar a cartilha durante a 21ª edição da Ação Global Nacional, realizada no último sábado (26/4), na unidade do SESI em Osasco. O evento, promovido pela Rede Globo e pelo Serviço Social da Indústria (SESI), teve como tema “Ação Global Mulheres – Qualidade de vida para família”, e contou com a participação das Promotoras de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica (GEVID), responsável pela publicação.
No palco da Ação Global, Murilo Rosa e Malu Mader chamaram a atenção do público para a importância da cartilha. A atriz, inclusive, citou alguns tópicos da publicação, e divulgou que a cartilha estava sendo distribuída pelas Promotoras do GEVID durante o evento, realizado durante todo o dia de sábado.
“Agredir uma mulher é agredir a própria essência da vida”, afirmou, Murilo Rosa, ao receber a cartilha. Murilo Rosa fez questão de conhecer detalhes do trabalho do GEVID e postou em sua página no Instagram uma mensagem sobre a publicação. “O Ministério Público do Estado de São Paulo quer ajudar a mulher que sofre ou sofreu de violência doméstica a tirar suas dúvidas, procurar seus direitos, serviços mais próximos… GEVID – Grupo de Enfrentamento á Violência Doméstica #açãoglobal”, diz a mensagem, acompanhada de uma foto dele com as Promotoras do GEVID. A página do ator no Instagram tem cerca de 50 mil seguidores.
Durante todo o sábado, as Promotoras de Justiça Silvia Chakian de Toledo Santos, Cláudia Fedeli e Valéria Diez Scarance (do Núcleo Central do GEVID), Débora Moretti Fumach, Teresa B. Almeida Franceschi (Santana) e Fabíola Sucasas Negrão (Núcleo Leste) e Ana Paola Ferreira Ambra (Núcleo Butantã) participaram do Ação Global em Osasco, distribuindo exemplares da Cartilha “Mulher Vire a Página” – edições em Português e Espanhol – além de folders sobre a rede de atendimento à mulher na região. Elas também prestarem orientações ao público. O MP-SP ainda levou à unidade do SESI de Osasco parte da exposição “Penhas”, bonecas de papelão com a história de mulheres que morreram em razão da violência doméstica, que fazem menção à Maria da Penha Maia Fernandes, que ficou tetraplégica após ser agredida pelo marido e que batiza a Lei 11.340.
O Promotor de Justiça José Roberto Fumach Junior , do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) também participou da iniciativa. Esse foi segundo evento do gênero do qual o GEVID participa. Em maio do ano passado, houve a participação na 20ª edição do Ação Global Nacional, totalmente dedicado ao público feminino, que aconteceu no Parque da Juventude, na Capital.”