Ícone do site Wordpress Site

‘Pina’ e ‘A Doce Vida’ são exibidos na programação de cinema da Casa do Lago

O Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp, exibe entre terça-feira, 22 de abril, e sexta-feira, 25 de abril, filmes clássicos e também filmes que já são clássicos na modernidade pela ousadia estética.

Um desses filmes que já são clássicos na modernidade é “Pina”, do cineasta alemão Wim Wenders, que será exibido nesta terça-feira, 22 de abril, em dois horários, às 16h e às 19h. O documentário se faz como um espetáculo de dança e teatro inspirado pelo trabalho da coreógrafa alemã Pina Bausch, ressaltado em seus detalhes, formas e cores através da tecnologia 3D. O espetáculo é estrelado por dançarinos da cidade de Wuppertal e seu entorno, local de origem de Pina e por ela considerado como sua força criativa.

Já na quarta-feira, a Casa do Lago exibe “Umberto D”, de Vittorio De Sica. O filme se passa na Roma dos anos 50. Umberto Domenico Ferrari (Carlo Battisti), funcionário público aposentado, vive de aluguel num pequeno quarto junto com seu fiel companheiro Flik, um cachorro. Eventualmente ele conversa com Maria (Maria-Pia Casilio), jovem criada do prédio, grávida e solteira. Em dificuldades por conta de sua pequena pensão, Umberto recebe um ultimato da dona do quarto: ou paga o que deve ou será despejado.

Os clássicos do cinema continuam na quinta-feira com “A Doce Vida”, de Federico Fellini. Também em Roma, no filme de Fellini Marcello Rubini (Marcello Mastroianni) é um jornalista que escreve fofocas para os tablóides sensacionalistas. Ele anseia ser um escritor sério mas, como tantos, nunca consegue escrever qualquer coisa mais profunda além do que ele normalmente escreve para viver. Em uma boate Marcello conhece uma herdeira rica, Maddalena (Anouk Aimée), que sofre por sentir um enorme tédio pois tudo a chateia, e ela constantemente está à procura de excitações novas. Juntos pegam uma prostituta e passam a noite fazendo um menage à trois no quarto da meretriz. Quando Marcello volta para casa encontra sua costumeira amante, Emma (Yvonne Furneaux), que tinha tomado uma overdose de pílulas para dormir. Marcello se apressa em levá-la até o hospital onde ele fica seguro que Emma se recuperará, apesar dela estar ainda muito deprimida. Marcello então corre para cobrir no aeroporto a vinda de Sylvia Rank (Anita Ekberg), uma nova atriz de Hollywood. Logo Marcello fica mais íntimo de Sylvia e é tudo que ele deseja, pois está totalmente fascinado pela beleza dela. Assim, percorrem juntos os pontos turísticos de praxe, como a Praça de São Pedro, as Termas de Caracalla e a Fonte de Trevi, onde ela resolve tomar um banho com roupa enquanto Marcello tentava achar leite para um gatinho, que Sylvia tinha visto nas ruas. Ao retornar Marcello vê Sylvia se banhando e se deslumbra, principalmente quando ela o convida para tomar banho com ele. Mas, ao voltarem da fonte, a situação fica desagradável, pois Robert (Lex Barker), o noivo de Sylvia, a esbofeteia e faz o mesmo com Marcello, que não revida.

As exibições da semana se encerram com “O Declínio do Império Americano”, comédia dramática de Denys Arcand. Enquanto preparam um jantar, quatro homens conversam sobre assuntos diversos. Ao mesmo tempo, em uma academia de ginástica, quatro mulheres conversam sobre os problemas de relacionamento entre homens e mulheres.

Todas as exibições são gratuitas e acontecem sempre em dois horários, às 16h e às 19h. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Sair da versão mobile