Movimentos em defesa da moradia popular fizeram manifestação e carta ao prefeito

Movimentos sociais que atuam pelo Direito à Moradia em Campinas realizaram um Ato de Protesto esta semana em comemoração ao Dia Nacional de Luta por Moradia (8 de Abril). A concentração começou às 9h, no Largo do Pará, de onde os manifestantes seguiram em caminhada até a avenida Anchieta, em frente à Prefeitura para a entrega de um Documento cobrando ações do prefeito Jonas Donizette (PSB).

Manifestantes foram também à Caixa Econômica Federal

No Documento dirigido ao prefeito, os manifestantes solicitam respostas concretas sobre a entrega de moradia popular sem infraestrutura pública adequada (a exemplo da Vila Abaeté, em março), como postos de saúde, creches e transporte; a regularização fundiária (de moradias), aguardada por vários bairros; início imediato da discussão sobre a revisão do Plano Diretor; e a proposta da Prefeitura (Projeto de Lei Complementar 04/2014) que pretende permitir Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social (EHIS) em todas as regiões da cidade, para a qual apresentam sugestões de emendas que pretendem garantir que os empreendimentos a partir da Lei proposta atendam, prioritariamente, famílias com renda até 3 salários mínimos.

Estas emendas apresentadas pelo movimento de direito à moradia foram protocoladas pela Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara Municipal, onde a proposta da Prefeitura (Projeto de Lei Complementar nº 4/ 2014) deverá ser colocada em votação nos próximos dias. O Projeto foi tema de Audiência Pública na Câmara, dia 1º de abril.

Os documentos entregues na Prefeitura e na CEF são assinados pela União Nacional de Movimentos de Moradia (UNMM), pela Central dos Movimentos Populares (CMP), pelo Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD) e pela Associação de Educação, Cultura, Cidadania, Oportunidade e Solidariedade (ECCOS).

Recent Posts

Música caipira de Campinas anima a 4ª Festa das Nações de Joaquim Egídio

(foto geovane cougo - divulgação)  O projeto cultural Oficinas de Música Caipira, de Campinas, está…

9 hours ago

Ateliê abre vagas de oficina gratuita de fotografia para professores e educadores

O projeto ensina como educadores podem usar a fotografia analógica como ferramenta de sala de…

10 hours ago

Espetáculos do Projeto Terror em Cena chegam ao Centro Cultural Casarão e à Unicamp

(imagem paula arielly - divulgação) A temporada de estreia do Projeto Terror em Cena, assinado pelo…

16 hours ago

Show de Zé Ibarra leva a nova cena da música brasileira ao Teatro Castro Mendes

(foto Elisa Maciel - divulgação) A nova geração da música brasileira ganha destaque em Campinas…

17 hours ago

‘O Legítimo Pai da Bomba Atômica’ reflete sobre ciência, ética e o uso de armas de destruição em massa

(foto mari jacinto - divulgação) O espetáculo teatral "O Legítimo Pai da Bomba Atômica" será…

18 hours ago

Cordelista Samuel de Monteiro lança livro em sarau poético na Biblioteca do Bonfim

(foto pedro quintans - divulgação) O cordelista, poeta e compositor Samuel de Monteiro lança o…

20 hours ago