Ícone do site Wordpress Site

‘Fragmentos cotidianos’ espalha performances e vídeos do artista Shima

O Sesc Campinas realiza no mês de abril uma série de atividades em que o performer Shima (Márcio Shimabukuro) reabre o galpão do Sesc e se apropria de outros espaços da unidade com performances e vídeos realizados ao longo dos dez anos de sua produção artística.

Nesta terça-feira, 15 de abril, das 16h às 19h30, no Galpão Multiuso, o artista utiliza seus próprios materiais de uso pessoal para realizar uma performance, convidando o público a realizar uma metaviagem, estreitando as bordas entre a arte e a vida.

Como parte das atividades, diversos objetos do Sesc também são cobertos com fitas de isolamento, destacando o que não era notado, atraindo atenção ao seu uso e sua ocupação espacial.

Em “Zona de Conforto/Zona de Confronto”, Shima toma um espaço dentro do SESC, transformando o espaço público em espaço privado e lançando reflexões sobre esta dualidade. A atividade acontece na terça-feira, às 20h. Na quarta-feira, das 13h30 às 14h30, por diferentes espaços da unidade do Sesc, “Às cegas” traz um homem que realiza um percurso com a cabeça vendada por uma fita de isolamento, utilizando-se de outros recursos para criar um mapa mental de um trecho da cidade.

Em “Marco Zero” que acontece também na quarta-feira, das 17h30 às 19h30, o artista desenha plantas arquitetônicas em escala real com fita crepe e faz um convite à reflexão sobre a origem das cidades e suas ocupações no Galpão Multiuso. Ainda na quarta, às 20h, em um instante de “Colapso”, Shima envolve o corpo com uma fita de isolamento e permanece imóvel durante uma hora, sugerindo a imagem de um ser que cria um momento de imobilidade para voltar a si mesmo, e tomar o próximo passo. A atividade acontecerá na entrada do Sesc.

Em “Leito”, as fitas de isolamento novamente aparecem formando uma espécie de cama onde se deita o corpo. Há uma evocação de imagens sobre a forma de manter-se na posição horizontal, utilizando fitas de isolamento. A atividade acontece na quinta-feira, das 18h30 às 19h30. Ainda na quinta, às 20h, “Entrelinhas” traz um esquema de repetição de ações com gravação e projeção simultâneas que lança uma provocação acerca do que é compreendido enquanto memória.

Veja detalhes da programação completa na página do Sesc Campinas. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Sair da versão mobile