Até 16 de maio, o público poderá visitar a exposição “Ciganos”, do fotógrafo Rogério Ferrari, no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas.
A exposição, de visitação gratuita, traz 23 imagens feitas por Ferrari durante três meses, entre os anos de 2010 e 2011, em mais de quarenta e cinco municípios da Bahia, onde ele registrou um pouco do cotidiano do povo calon a partir de uma perspectiva que buscou se distanciar dos estigmas e dos estereótipos construídos em torno do povo cigano. Suas imagens, neste sentido, permitem que se tenha uma ideia de como é a vida e a condição atual desta população no estado.
Outra característica presente na obra do fotógrafo diz respeito à impossibilidade de capturar ou mesmo transmitir uma noção do que seja o universo cigano em uma única imagem, por isso, no seu trabalho, várias fotos compõem uma descrição visual complexa e aditiva do que é ser cigano atualmente no Brasil, em um processo cumulativo de imagens próximas e construídas a partir de novas perspectivas.
Rogério Ferrari trabalha como fotógrafo independente desenvolvendo o projeto “Existências- Resistências” que retrata o lado desconhecido de conhecidos conflitos e lutas de povos por autodeterminação: Palestinos, Curdos, Zapatistas, no México, Sem Terra, no Brasil, Saarauís, no Saara Ocidental e nos territórios ocupados, Mapuches no Chile, e Ciganos e Índios na Bahia. É autor- editor dos livros Ciganos. 2011; Curdos, Uma Nação Esquecida. 2007; Palestina, A Eloquência do Sangue. 2004; e autor de Sahraouís, e Palestine 2010,2008. Ed. Le Passager Clandestin, França. E co- autor de, Zapatistas, A Velocidade do Sonho. 2006. Ed. Thresaurus, Brasil. É formado e mestrando em antropologia pela Universidade Federal da Bahia.
Na sexta-feira, 16 de maio, às 20h, também será lançado em Campinas o livro “Ciganos”, seguido de um bate-papo com o fotógrafo no qual ele contará como foi realizar esse projeto. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Exposição “Ciganos”, fotografias de Rogério Ferrari
Período de visitação: 24 de abril a 16 de maio, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h e sábados, das 10h às 16h.
Museu da Imagem e do Som – Campinas
Palácio dos Azulejos – Rua: Regente Feijó, 859
Entrada gratuita
Artigo de Isaac Sobrinho relaciona as emendas e apadrinhamentos políticos e a contratação temporária de…
(foto Alex Ribeiro) A exposição "Dois Olhares", mostra que reúne trabalhos dos fotógrafos Alex Ribeiro…
(foto gabi perissinoto - divulgação) O Teatro Castro Mendes recebe, nesta quinta-feira, 18 de junho,…
Cena de "Esplendor" (foto divulgação) A exibição de "Esplendor" (2017), da diretora japonesa Naomi Kawase,…
(imagem reprodução) Traição à Pátria - A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou…
(foto stu reprodução divulgação) Os trabalhadores e trabalhadoras da Unicamp votaram pela continuação da greve…