Editora Medita lança tradução de ‘Uma nuvem de calças’ e ‘Liubliú’, de Maiakóvski

No próximo dia 16 de abril, quarta-feira, às 19h30, a Editora Medita , com sede na Vila São João, em Barão Geraldo, lança o livro “Uma nuvem de calças e Liubliú”, do escritor e poeta russo Vladimir Maiakóvski, com tradução de André Nogueira.  A edição é bilíngue (russo-português).

“Uma nuvem de calças” foi o primeiro grande poema do autor. De 1915, o poema fala sobre o amor não correspondido, uma das temáticas da obra revolucionária de Maiakóvski.

Já “Liubliú” foi na época o que seria hoje chamado de um poema concreto. Dedicado a Lilia, com quem Maiakóvski viveu um “ménage à trois” e para quem rendeu diversas homenagens em poemas como “Lilitchka!”, “A Flauta-vértebra”, “O Homem”, “Disto”,  Maiakóvski fez gravar num anel, que deu a ela de presente, as letras L, IU e B – as iniciais do nome completo da sua amada, Lília Iúrevna Brik. Em disposição circular elas formam a palavra LIUBLIÚ (amo). No título do poema de 1922, as letras são gravadas separadamente (L I U B L I Ú), embutindo na palavra “amo” o nome Lília.

O lançamento acontecerá na Casa São Jorge, em Barão Geraldo. Logo após o lançamento haverá música ao vivo com a cantora Marília Corrêa.

O valor do couvert artístico é de R$ 7,00 antes das 21h, e R$ 10,00 depois das 21h.  Acompanhe o evento nas redes sociais. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Não se arroga de ser badalado
este feito de bronze
o coração de ferro frio.
Quando às onze a escuridão
quero guardar este badalo
em lugar tenro e feminil.
E eis — imenso,
corcovado na fenestra
o vidro fundo com a testa.
Será amor ou não? Eu penso:
e qual —
grande? minúsculo?

(trecho de “Uma Nuvem de Calças”) 

Recent Posts

Música caipira de Campinas anima a 4ª Festa das Nações de Joaquim Egídio

(foto geovane cougo - divulgação)  O projeto cultural Oficinas de Música Caipira, de Campinas, está…

7 hours ago

Ateliê abre vagas de oficina gratuita de fotografia para professores e educadores

O projeto ensina como educadores podem usar a fotografia analógica como ferramenta de sala de…

9 hours ago

Espetáculos do Projeto Terror em Cena chegam ao Centro Cultural Casarão e à Unicamp

(imagem paula arielly - divulgação) A temporada de estreia do Projeto Terror em Cena, assinado pelo…

14 hours ago

Show de Zé Ibarra leva a nova cena da música brasileira ao Teatro Castro Mendes

(foto Elisa Maciel - divulgação) A nova geração da música brasileira ganha destaque em Campinas…

15 hours ago

‘O Legítimo Pai da Bomba Atômica’ reflete sobre ciência, ética e o uso de armas de destruição em massa

(foto mari jacinto - divulgação) O espetáculo teatral "O Legítimo Pai da Bomba Atômica" será…

17 hours ago

Cordelista Samuel de Monteiro lança livro em sarau poético na Biblioteca do Bonfim

(foto pedro quintans - divulgação) O cordelista, poeta e compositor Samuel de Monteiro lança o…

18 hours ago