A Bolsa de Valores e o mercado de capitais nos ajudam a decidir o voto para presidente

A Bolsa de Valores e os mercados de capitais podem decidir seu voto na próxima eleição para presidente da República?  Notícias recentes mostraram que uma queda nas intenções de voto de Dilma Rousseff (PT) faz a alegria de acionistas e investidores do mercado de capitais (pessoas e empresas que compram e vendem papéis no mercado de ações das bolsas de valores). Basicamente formado por corretoras e bancos.

Tempos de alegria do mercado de ações, do mercado!

Isso porque se ela não ganhar, provavelmente seriam os nomes de Aécio Neves (PSDB) ou Eduardo Campos (PSB) que ganhariam. Esses dois candidatos, então, geram certa alegria para as empresas e investidores dos mercados de capitais.

Essas empresas e pessoas que investem nas bolsas de valores recebem mais dinheiro quanto mais lucro obtiverem de uma companhia (empresa) que eles apostaram e compraram suas ações. Por exemplo, compram ações da Petrobrás, então a Petrobrás tem de dar o maior lucro possível para se ganhar mais dinheiro. Assim, há sempre uma pressão para aumentar o preço do combustível para o consumidor (no caso você ou uma empresa que usa combustível, ou seja, quase todas). Assim, se os acionistas ganham, população e empresários do setor produtivo perdem.

Assim, a população em geral (seja pessoas comuns e empresas) vão sustentar a felicidade do mercado de capitais, pagando mais caro pelo combustível. Isso sem contar em políticas de baixo salário para os funcionários e baixo investimento na proteção do meio ambiente, visto que isso diminui o lucro. Recentemente, nosso exemplo, a Petrobrás, teve um lucro de R$ 21 bilhões. (Bilhões!!!). Mas o mercado diz que é pouco. Eles querem mais….então….

Dilma ainda não foi domesticada pelo mercado

No mercado de ações, a maximização do lucro deve acontecer com todas as empresas, ou seja, ter o menor custo, cobrar mais dos consumidores, e lucrar mais para que as ações das bolsas de valores sejam valorizadas. Daí, em vez de fomentar o investimento, esse mercado torna-se um verdadeiro sangue-suga da população como um todo, que paga o máximo para que o mercado fique mais lucrativo e menos nervoso.

Talvez isso nos ajude a decidir o voto para as próximas eleições. Agora, fique atento, se Dilma Rousseff começar a alegrar esse mercado de capitais, esqueça. Deve haver candidatos mais interessantes para a população e o setor produtivo.

Recent Posts

Arrecadação recorde de impostos em 2025 mostra economia em alta e ricos pagando um pouco mais

(foto tomaz silva - ag brasil) O recorde histórico de arrecadação da União com impostos…

10 hours ago

Seres do imaginário popular sobem ao palco em ‘Memórias de um Povo Estrangeiro’

(foto coletivo nex.arte - divulgação) Reconhecer mitos, lendas e seres de outros mundos vai muito…

15 hours ago

Cali apresenta seu pop brasuca em ‘Trama’, primeiro álbum de sua carreira

(foto luiza meneghetti - divulgação) Costurando desejo, raízes e potência feminina, a cantora e compositora…

15 hours ago

‘Volúpia (II)’: Cháos Coletivo une tragédia grega e América Latina para questionar o patriarcado

O elenco durante ensaio do espetáculo (foto reprodução - instagram) O grupo Cháos Coletivo Teatral…

15 hours ago

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

1 day ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

1 day ago