Trabalho de fotoperformance feito na Casa do Sol poderá ser visto em exposição

Performances individuais e coletivas de um grupo formado por nove pessoas foram fotografadas desde o último dia 18 de março pelo performer e fotógrafo italiano radicado em Londres Manuel Vason, coordenador do workshop ‘Becoming an Image’ (tornando-se uma imagem), dentro das atividades do projeto Residência Artística do Instituto Hilda Hilst (IHH), em Campinas, que terminou nesta terça-feira (25), na Casa do Sol, sede do Instituto.

As fotografias poderão ser vistas pelo público a partir desta semana, em São Paulo, quando será aberta a exposição ‘Performatus #1 – O Corpo como Sujeito e Objeto na Arte’, nesta quinta-feira na Central Galeria de Arte, em São Paulo. Além das imagens selecionadas por Manuel Vason, também acontecerá uma programação especial, até 11 de abril, com 30 performances, algumas criadas durante o workshop, envolvendo artistas nacionais e internacionais como Ana Hupe, Ana Montenegro, Beatriz Albuquerque, Elen Gruber, Tânia Dinis e outros.

A exposição foi idealizada por Paulo Aureliano da Mata e Tales Frey, criadores da revista eletrônica “Performatus”. Todo trabalho realizado na Casa do Sol tinha como objetivo gerar imagens a partir do corpo, este foi então colocado no papel de protagonista, é ele que estabelece a comunicação com o público, nele se identificam os matizes emocionais, nele acontece a experimentação, o espaço da liberdade e também do erro. As fotos registram, antes de tudo, os momentos de diversidade capturados a partir de cada experiência, individual ou coletiva, diante do próprio corpo. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição ‘Performatus #1 – O Corpo como Sujeito e Objeto na Arte’
Abertura quinta-feira (27), para convidados. Até 3/5, de segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábados, das 10h às 17h
Na Central Galeria de Arte (Rua Mourato Coelho, 751 – Vila Madalena) – São Paulo. Telefone: (11) 2645-4480
Gratuito
Obs.: Para acompanhar as performances ao vivo e as palestras é preciso fazer reserva pelo site da galeria.

Recent Posts

‘Contra a Parede’, da ParaladosanjoS, chega a Campinas em sessões gratuitas na Unicamp

(foto reprodução) O espetáculo “Contra a Parede”, da Cia ParaladosanjoS, chega a Campinas nesta segunda-feira,…

1 day ago

Pagode da Vó Tiana chega à Sala dos Toninhos em Campinas

Neste domingo, 26 de abril, a Sala dos Toninhos, na Estação Cultura, recebe o tradicional…

2 days ago

Veja de forma simples e fácil a diferença entre o plano econômico de Lula e o de Flávio Bolsonaro

(fotos ricardo stuckert pr e vinicius loures cam dos deptuados) As recentes pesquisas mostram dois…

2 days ago

Levante: mulheres de Campinas se unem à mobilização nacional pela criminalização da misoginia

(foto adriana villar) As mulheres voltam a sair às ruas em todo o Brasil neste…

2 days ago

Show ‘Donato em 1 Ato’ apresenta novas leituras para obras do compositor

(foto divulgação) A obra de João Donato ganha nova leitura no show “Donato em 1…

2 days ago

TEAfonia, banda formada só por autistas, faz primeiro show e lança música autoral

(foto caio santos - divulgação) A banda TEAfonia, formada por músicos autistas, se apresenta no…

2 days ago