Saúde, educação e habitação são principais demandas no Orçamento Participativo

O prefeito Jonas Donizette (PSB) abraça uma antiga bandeira do PT (Partido dos Trabalhadores) para democratizar o orçamento municipal. Anteontem (17) foi realizada a primeira assembleia do Orçamento Participativo de Campinas, implantado pela primeira vez no governo petista do Rio Grande do Sul.

Assembleia do OP na região sudoeste, regional 07, de Campinas

Obras e serviços relacionados a saúde, educação, habitação serão as prioridades neste ano para os cerca de 80 mil moradores dos 75 bairros da região sudoeste de Campinas que integram a Administração Regional (AR) 7.

Os temas foram definidos em assembleia com 362 participantes, que também elegeu quatro representantes da AR-7 para integrar o Conselho do Orçamento Participativo (COP): Heliton Damasceno, Milton Soares Muchiutte, Claudinei da Silva Pereira e Maria de Lourdes Bispo.

O prefeito Jonas Donizette foi representado na assembleia, realizada no salão social da Igreja Santa Luzia, no Jardim Campos Elíseos, pelo secretário municipal de Relações Institucionais, Wanderlei de Almeida, o Wandão. “Neste quase um ano e três meses da nossa gestão, amadurecemos o propósito de ampliar a participação popular. Mas, no começo, houve uma certa dificuldade em relação ao OP, porque alguns entendiam que seria uma ferramenta exclusiva desse ou de outro partido político. Felizmente, prevaleceu a certeza de que se trata de uma conquista da cidade e que ele deve ser tratado como um instrumento da gestão, e agora, estamos dando uma demonstração inequívoca de que o governo Jonas quer ouvir a cidade”, falou o secretário.

Referindo-se ao fato de que a regularização fundiária vem se destacando como a principal fonte de demandas dos bairros da AR-7, o secretário lembrou que Jonas está atento a esse clamor: “O prefeito criou um grupo de trabalho para agilizar processos nessa área, no qual me colocou na coordenação. Muitas melhorias vão advir de mudanças na legislação, como ampliar os recursos do Fundap para infraestrutura, além da moradia, simplesmente”.

O calendário das assembleias nos bairros, subprefeituras e segmentos de interesses socioeconômicos e culturais se estende até 11 de junho. A próxima será nesta quinta-feira, 20 de março, no salão social da Paróquia Cura d’Ars (Rua Valdemar C. Silveira, 26, Jardim Cura d’Ars, região sul da cidade), às 19h. Será a vez da AR-9, que abrange 52 bairros, onde moram cerca de 70 mil pessoas.(Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Campinas Hip Hop terá dez horas de shows gratuitos, com Mano Brow e mais 19 artistas; confira a programação

(foto jeff delgado - divulgação) Um dos maiores encontros de cultura urbana do Estado de…

4 hours ago

Concerto de música sacra na Catedral celebra a padroeira de Campinas

(foto firmino piton - pmc) A Catedral Metropolitana de Campinas será palco neste domingo, 7…

4 hours ago

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

9 hours ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

10 hours ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

10 hours ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

11 hours ago