Profissionais de saúde e de trânsito fazem curso para aperfeiçoar estatística de acidentes

O Ministério da Saúde promove nesta nesta terça (01/04), quarta (02/04) e quinta-feira (03/04), das 8h às 17h, na Sala Azul da Prefeitura, um curso de capacitação para profissionais da Secretaria de Saúde e das áreas de educação e estatística da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).

Ministério da Saúde quer melhorar os dados dos acidentes

O curso é para apoiadores do Projeto Vida no Trânsito do Ministério da Saúde, entre os quais se incluem a Emdec e Secretaria Municipal de Saúde. O Vida no Trânsito qualifica gestores para que fortaleçam as políticas de prevenção de lesões e mortes nos deslocamentos. Envolve planejamento, monitoramento, acompanhamento e avaliação das ações.

Também visa integrar informações de vários setores, como trânsito e segurança, dados que, por sinal, são fundamentais ao Observatório Municipal de Trânsito de Campinas, lançado em maio de 2013.

O Observatório de Trânsito é uma iniciativa implantada em 178 grandes cidades de 10 países, com o objetivo traçado pela Organização das Nações Unidas (ONU) de aprimorar as estatísticas de acidentes e reduzir as mortes causadas pela violência no trânsito. É coordenado em Campinas pela Emdec, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde.

Ao comparar esses números, identificam-se fatores de risco, fatores associados e contributivos à acidentalidade. O Poder Público constata os segmentos vulneráveis da população e planeja suas ações a partir desse diagnóstico.

Os relatórios podem indicar, por exemplo, que a vítima mais comum do trânsito é homem, motociclista, de 18 a 29 anos.

Sistematização de dados

As estatísticas são essenciais para os programas de segurança do trânsito da Emdec. Os números subsidiam a implantação de políticas públicas, através de ações integradas de engenharia, educação, operação e fiscalização de trânsito.

A UPS (Unidade Padrão de Severidade) serve para destacar a gravidade dos acidentes, associando a cada tipo um determinado peso. Estes pesos foram estabelecidos a partir da relação entre os custos atribuídos a cada tipo de severidade do acidente. Para a sociedade, um acidente com vítima fatal possui um custo econômico superior a um acidente com ferido, que, por sua vez, possui custo superior àqueles somente com danos materiais.

As vias ou cruzamentos com maior UPS (Unidade Padrão de Severidade) podem, por exemplo, ter a sinalização reforçada.

O cálculo da UPS é feito de acordo com a seguinte fórmula:
Acidentes sem vítimas = peso 1
Acidentes com vítimas = peso 4
Atropelamentos = peso 6
Acidentes fatais = peso 13

A Emdec publica os Cadernos de Acidentalidade no site www.emdec.com.br, seção “Acidentalidade”, menu “Trânsito”. As informações são obtidas em boletins de ocorrência e registros de diferentes órgãos, como Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Militar, delegacias, Instituto Médico Legal (IML) e Serviços Técnicos Gerais (Setec), bem como apuradas junto às famílias das vítimas.
Além de apontar as vias com maior severidade, esses balanços também traçam o perfil das vítimas do trânsito. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Campinas Hip Hop terá dez horas de shows gratuitos, com Mano Brow e mais 19 artistas; confira a programação

(foto jeff delgado - divulgação) Um dos maiores encontros de cultura urbana do Estado de…

2 hours ago

Concerto de música sacra na Catedral celebra a padroeira de Campinas

(foto firmino piton - pmc) A Catedral Metropolitana de Campinas será palco neste domingo, 7…

2 hours ago

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

8 hours ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

9 hours ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

9 hours ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

9 hours ago