Categories: Geral

Campanha arrecada fundos para recriação de baile negro em Campinas

Um baile para matar as saudades…A recriação de um baile negro, como os que aconteciam antigamente em Campinas, promete ser um evento cultural público de importância histórica para a cidade de Campinas e para todo o interior de São Paulo.

Trata-se de um baile de gala, aos moldes daqueles frequentados pela população negra da cidade há algumas décadas, populares até os anos 1960, que representavam um momento de reunião da comunidade negra da cidade, proibida de frequentar os bailes de brancos.

A partir das memórias e dos relatos de diversas pessoas ainda vivas que frequentaram esses bailes, a reexperimentação desse momento do passado pretende ser feita, ampliando os conhecimentos já presentes nos livros e possibilitando um momento de vivencia, um instante de compartilhamento do presente com o passado e do passado com o presente.

Para a realização do baile, uma campanha de arrecadação de fundos está sendo feita no Catarse. O evento será gratuito e terá o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, no entanto, ainda há algumas despesas a serem cobertas. As doações ajudariam a cobrir esses itens.

O baile deverá ser filmado e fará parte de um documentário que já conta com apoio de instituições como o Laboratório de Imagem, Som e Antropologia (LISA) da Universidade de São Paulo (USP) e da Fundação de Amparo do Estado de São Paulo (FAPESP). O documentário fará parte do pós-doutorado da etnomusicóloga, antropóloga e pesquisadora Erica Giesbrecht, realizado na Universidade de São Paulo. Erica é autora de A Memória em Negro: sambas de bumbo, bailes negros e carnavais construindo a comunidade negra de Campinas. No livro, a pesquisadora reconstrói a história das comunidades negras de Campinas de 1930 até os dias atuais. O eixo condutor do estudo está centrado na música e na dança.

Ao contrário do que acontecia antigamente, o  baile não será um evento segregativo, mas sim aberto a toda a população. A história, dessa forma, poderá ser mostrada e recontada através de um evento belo, agregador e prazeroso.

A data prevista para realização do baile é dia 5 de abril e o local previsto é o Tenis Clube de Campinas.

Para fazer sua doação ou saber mais informações sobre o baile clique AQUI.

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Carta Campinas

Recent Posts

Vini de Oliveira, da direita, é condenado por fake news contra flotilha e vereadora

(foto global sumud flotilla) A Justiça condenou o vereador de Campinas Vini de Oliveira (Cidadania)…

13 hours ago

Educadores podem inscrever projetos que fortalecem o diálogo nas escolas até o dia 30 de abril

Professora e intérprete de Libras Michelle Gonçalves Dinamarco, vencedora do concurso em 2025 (imagem divulgação)…

15 hours ago

Coletivo de fortalecimento feminino na literatura marca presença no Flipoços 2026

(imagem divulgação) Coletivo de fortalecimento feminino através da literatura marca presença no Flipoços 2026 com…

15 hours ago

Projeto quer a população na gestão e decisões sobre parques e áreas verdes de Campinas

Bosque dos Jequitibás (foto rogério capela - arquivo pmc) Um Projeto de Lei Ordinária (PLO)…

16 hours ago

Bolsonarinho 01 tem plano de congelar investimentos em educação e saúde da população

(foto pedro frança - senado federal) O Bolsonarinho 01 (PL) , o filho mais velho…

18 hours ago

Casa do Sol abre as portas para a terceira edição das Hilstianas; confira a programação

(foto nina pires - divulgação) A Casa do Sol, em Campinas, se transforma novamente em…

20 hours ago