Peça "Diário Malassombrado", da Cia Mevitevendo, faz parte das atividade do "que medo é esse?"
Filha mais velha do poeta Solano Trindade, Raquel Trindade Souza nasceu no Recife(PE), em 1936. Autodidata nas artes plásticas, sempre explorou a temática da cultura negra e popular, principalmente os orixás do candomblé e as danças folclóricas. É também fundadora do Teatro Popular Solano Trindade no Embu das Artes.
Foi professora de Sabedoria Popular da Unicamp (Departamento de Dança e Artes Dramáticas) e é considerada uma das maiores griôs (guardiões do conhecimento) vivas no Brasil. Raquel também fundou em 1988 o grupo Urucungos, Puítas e Quijengues depois de um curso de extensão ministrado por ela no Departamento de Artes Cênicas da UNICAMP. O Urucungos escolheu o caminho da pesquisa, da dança e da música para preservar e registrar o maior número de danças e ritos religiosos brasileiros.
O bate-papo com Raquel terá mediação de Rafa Carvalho e participação musical do Triozinho e acontece no Tablado do Galpão. (Carta Campinas com informações de divulgação)
(foto reprodução instagram) A música negra brasileira e a valorização da ancestralidade ganham destaque no…
(ricardo lima - divulgação) O Movimento Educação Sempre (MES) realiza, entre os dias 8 e…
(foto telma martins - divulgação) O Teatro Castro Mendes recebe no próximo dia 14 de…
(foto fernando frazão - ag brasil) A PEC 12/2026 como cavalo de Troia da precarização:…
(imagem cibelle gaidus - divulgação reprodução) Primeiro trabalho solo do multiartista, compositor e produtor cultural…
(imagem reprodução) Exibição acontece no dia 9 de junho e destaca as brincadeiras tradicionais como…