Categories: Geral

‘Os Prazeres de Versalhes’ será apresentada pela Orquestra da Unicamp e pelo coral Zíper na Boca

A ópera barroca “Os Prazeres de Versalhes”, do francês Marc-Antoine Charpentier (1643/ 1704), será apresentada gratuitamente no próximo sábado, dia 22, no Teatro Castro Mendes, em Campinas, pela Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) e pelo Coral Zíper na Boca.

O concerto faz parte do projeto aprovado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC)/2013 e tem como objetivo principal levar ao público o diálogo entre a música contemporânea e a barroca, tendo como destaque a montagem da ópera francesa “Les Plaisirs de Versailles”, de Marc- Antoine Charpentier que, interpretada em versão cênica e legendada, resgata os típicos espetáculos realizados para o Rei Luis XIV na corte de Versalhes.

O projeto também se preocupou em levar ao público obras pouco conhecidas e inéditas do repertório erudito, buscando novas formas de interpretação através da incorporação de recursos visuais e cênicos à performance musical.

Além da ópera, o público poderá apreciar a suíte barroca Música Aquática (Water Music), de Georg F. Handel, e a estreia mundial da obra “Vivaldiana”, da compositora Denise Garcia.

Na direção artística estão as regentes Cinthia Alireti (da OSU) e Vívian Nogueira (Zíper na Boca). A direção cênica é de André Saboya. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Sobre a ópera:

“Os Prazeres de Versailles” foi escrita para ser representada nas dependências do castelo de Luis XIV, em soirées privadas oferecidas pelo rei em seu castelo. Os principais personagens são a Música e a Conversação, às quais se junta um coro. Mais tarde aparecem Comus (o Deus das festas) e o “Jogo”. Seu enredo hedonista trata da arte e do prazer de entregar-se aos momentos de ociosidade.

A incessante tagarelice da Conversação interrompe o canto da Música. Uma questão se instala e o tom aumenta: qual das duas é mais essencial ao prazer do rei, a Conversação ou a Música? Temendo que elas desapareçam do castelo de Versailles, o coro dos Prazeres pede ao Deus das festas, Comus, que intervenha. Ele oferece a cada uma delas chocolate, o mais fino dos vinhos, tortas. Mas é tudo em vão. Ele solicita então a ajuda do Jogo, que é imediatamente derrotado: as duas rivais continuam sua disputa.

Apesar de tudo elas acabam se reconciliando, para o alívio do coro dos prazeres: a Música e a Conversação continuarão a sua missão de fazer “descansar” o grande rei Luis XIV, nos períodos em que ele não estiver ocupado com a guerra.

 

Orquestra Sinfônica da Unicamp e Coral Zíper na Boca
Regência: Cinthia Alireti
Regente do Coro: Vívian Nogueira
Quando:
22/02 (sábado), no Teatro Castro Mendes (Praça Correa de Lemos, s/n. Vila Industrial. Telefone (19) 3272-9359), às 20h.
Entrada franca

 

Carta Campinas

Recent Posts

Artes Pela Paz: Banda Pretas & Pretos leva a música negra ao palco em show gratuito no CCC

(foto reprodução instagram) A música negra brasileira e a valorização da ancestralidade ganham destaque no…

13 hours ago

16ª Semana da Educação debate a construção de relações mais humanas nas escolas

(ricardo lima - divulgação) O Movimento Educação Sempre (MES) realiza, entre os dias 8 e…

13 hours ago

Teatro Castro Mendes recebe estreia de musical infantil inspirado em João e Maria

(foto telma martins - divulgação) O Teatro Castro Mendes recebe no próximo dia 14 de…

13 hours ago

Pesquisadores mostram que PEC de Flávio Bolsonaro destrói o PIB e a vida das pessoas

(foto fernando frazão - ag brasil) A PEC 12/2026 como cavalo de Troia da precarização:…

2 days ago

Lu Faccini apresenta o álbum Voa Noite, que traz diversidade de temas, ritmos e sonoridades

(imagem cibelle gaidus - divulgação reprodução) Primeiro trabalho solo do multiartista, compositor e produtor cultural…

2 days ago

Documentário Brincar É Patrimônio reflete sobre brincadeiras de rua

(imagem reprodução) Exibição acontece no dia 9 de junho e destaca as brincadeiras tradicionais como…

3 days ago