Grupo Urucungos, Puítas e Quijengues comemora 26 anos com bloco no carnaval

No ano de 2014 o grupo Urucungos, Puítas e Quijengues completa 26 anos de existência. Para comemorar a data um bloco vai levar o maracatu para as ruas da Vila Teixeira, bairro onde está localizada a Casa de Força, nova sede do grupo.

O bloco “Urucungos 26 anos” sai no domingo de carnaval, dia 02 de março. A concentração acontece a partir das 14h e a saída do cortejo está prevista para  às 16h.  O último ensaio aberto acontece no sábado a partir das 15h.  O bloco é mais um encontro do Maracatucá com o Urucungos e promete muita música, dança, cortejo, coroação e cultura popular brasileira.

Para quem quer aproveitar o carnaval ao ritmo do maracatu, com direito a toda magia da música e da dança, ao visual dos figurinos coloridos e brilhantes e à energia da percussão e do canto, o Bloco 26 anos do Urucungos é uma ótima opção neste carnaval, além de permitir a ocupação com arte e cultura de um outro espaço da cidade.

A Casa de Força, nova sede do Urucungos, fica na rua Salvador Lombardi Neto, nº 20, Vila Teixeira, Campinas/SP.  A presença pode ser confirmada na página do evento nas redes sociais. (Carta Campinas com informações de divulgação)

* O grupo foi fundado em 1988, em Campinas, por Raquel Trindade, pesquisadora da cultura afro-brasileira e diretora do Teatro Popular Solano Trindade (Embu das Artes / SP). Convidada para dar aulas de “Danças Populares e Religiosas do Brasil” no Departamento de Artes Cênicas da UNICAMP, Raquel ministrou um curso de extensão que abrangeu alunos, funcionários e a comunidade negra de Campinas. A partir desse curso, formou-se um grupo permanente de Teatro e Danças Populares e Religiosas do Brasil. Assim, criou-se o “Grupo de Teatro e Danças Populares Urucungos, Puítas e Quijengues”. O grupo escolheu o caminho da pesquisa, seja no sentido de preservar e registrar o maior número de danças e ritos religiosos brasileiros, seja no aprofundamento dos mesmos para que daí nasça, em continuidade, um novo gesto, uma nova linguagem.
O URUCUNGOS, PUÍTAS E QUIJENGUES tem como objetivo principal resgatar, preservar e divulgar a cultura popular brasileira. Seus shows encantam o público com a magia da música e da dança, os figurinos coloridos e brilhantes e a energia da percussão e do canto. Entre os espetáculos do grupo estão: Maracatu do Recife, Bumba-meu-Boi de Pernambuco, Sambas Rurais Paulistas, Danças de Trabalho e Cirandas da Minha Terra.

Recent Posts

Coral Entrevozes faz apresentação com repertório que inclui Carinhoso e California Dreamin’

(imagem divulgação) O Coral Entrevozes ADunicamp fará um concerto no próximo dia 2 de julho…

1 day ago

Flávio Bolsonaro prometeu entregar administração do Brasil aos EUA antes mesmo de assumir

(imagem divulgação) O senador Flávio Bolsonaro (PL), pré-candidato a administrador de colônia, prometeu entregar o…

2 days ago

Projeto de arte-educação evoca ancestralidade e diversidade religiosa em Campinas

(foto noah souza - divulgação) O projeto MARIAS, concebido pela historiadora, artista, produtora e arte-educadora…

2 days ago

Ancestralidade e saudade inspiram espetáculo de dança ‘Sussurros da Terra’

(foto paula arielly - divulgação) O espetáculo de dança "Sussurros da Terra será apresentado pelo…

2 days ago

FICC 2026 abre inscrições em julho e destina R$ 3,3 mi para projetos culturais em Campinas

Artistas, coletivos, produtores e instituições culturais de Campinas já podem começar a preparar seus projetos.…

2 days ago

Exposição de Samuel Menezes investiga transformações do corpo, da natureza e da identidade

(foto reprodução) O Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC) abre no sábado, 27 de…

2 days ago