Em fevereiro, 3 filmes serão exibidos na programação de ‘Brecht no Cinema’

As próximas terças-feiras de fevereiro no Sesc Campinas terão exibições de filmes baseados na obra teatral do dramaturgo alemão Bertold Brecht, e também de produções que partiram de suas histórias ou tiveram o roteiro concebido e escrito por ele. Três filmes serão exibidos dentro da programação de “Brecht no Cinema” que busca levar ao público a obra de um dos mais aclamados roteiristas e diretores de teatro da Alemanha, conhecido principalmente pelos trabalhos com o teatro épico e pelos questionamentos sociais e políticos que levantava com as suas obras.

Na próxima terça-feira, dia 4 de fevereiro, será exibido gratuitamente às 19h30 “A Ópera dos Três Vinténs”, com direção de G.W.Pabst. O filme traz MacHeath, uma figura notória do submundo de Londres. O seu casamento com Polly causa polêmica com a família da moça, que começa a desenhar uma maneira de acabar com o casamento. A dinâmica entre as personagens acaba por expor as mazelas e corrupções da sociedade em que todos vivem. A exibição será no Teatro Sesc.

No dia 11 de fevereiro, “Kuhle Wampe”, do diretor Slatan Dudow, será exibido no mesmo horário e local. No filme, após ver seu irmão tentar se suicidar por causa do desemprego, Anni e sua família são obrigados a se mudar para um acampamento rural nas imediações de Berlim. A rotina no acampamento e seus acontecimentos forçarão Anni a refletir sobre a política, a religião e o sistema legal de seu país.

As exibições terminam no dia 18 de fevereiro com “Os Carrascos Também Morrem”, de Fritz Lang. O filme se passa durante a ocupação nazista da Tchecoslováquia, quando o patriota tcheco Franticek assassina Reihard Heydrich, brutal comandante nazista conhecido pelo apelido “o carrasco da Europa”. Após ser obrigado a fugir e esconder-se, Franticek vê-se perseguido pela terrível Gestapo, a polícia secreta nazista, que desenvolve um plano cruel para obrigá-lo a entregar-se.

Mais detalhes da programação podem ser vistos AQUI. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

‘Contra a Parede’, da ParaladosanjoS, chega a Campinas em sessões gratuitas na Unicamp

(foto reprodução) O espetáculo “Contra a Parede”, da Cia ParaladosanjoS, chega a Campinas nesta segunda-feira,…

20 hours ago

Pagode da Vó Tiana chega à Sala dos Toninhos em Campinas

Neste domingo, 26 de abril, a Sala dos Toninhos, na Estação Cultura, recebe o tradicional…

1 day ago

Veja de forma simples e fácil a diferença entre o plano econômico de Lula e o de Flávio Bolsonaro

(fotos ricardo stuckert pr e vinicius loures cam dos deptuados) As recentes pesquisas mostram dois…

1 day ago

Levante: mulheres de Campinas se unem à mobilização nacional pela criminalização da misoginia

(foto adriana villar) As mulheres voltam a sair às ruas em todo o Brasil neste…

1 day ago

Show ‘Donato em 1 Ato’ apresenta novas leituras para obras do compositor

(foto divulgação) A obra de João Donato ganha nova leitura no show “Donato em 1…

1 day ago

TEAfonia, banda formada só por autistas, faz primeiro show e lança música autoral

(foto caio santos - divulgação) A banda TEAfonia, formada por músicos autistas, se apresenta no…

1 day ago